Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

A Criação - Gênesis

Escrito por Moisés* em Gênesis 1:1-2:7

Por Portal Sermões em 10/06/2024 às 10:21:27

No princ√≠pio criou Deus os céus e a terra. E a terra estava desordenada e vazia, e as trevas estavam sobre a face do abismo, e o Esp√≠rito de Deus se movia sobre a face das √°guas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa: e separou Deus a luz das trevas.

E chamou Deus à luz Dia, e às trevas chamou Noite: e foi a tarde e a manhã o primeiro dia. E disse Deus: Haja expansão em meio das √°guas, e separe as √°guas das √°guas. E fez Deus a expansão, e separou as √°guas que estavam debaixo da expansão, das √°guas que estavam sobre a expansão: e foi assim. E chamou Deus à expansão Céus: e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Juntem-se as √°guas que estão debaixo dos céus em um lugar, e descubra-se a porção seca; e foi assim. E chamou Deus à porção seca Terra, e à reunião das √°guas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que d√™ semente; √°rvore de fruto que d√™ fruto segundo a sua espécie, que sua semente esteja nela, sobre a terra: e foi assim. E produziu a terra erva verde, erva que d√° semente segundo sua natureza, e √°rvore que d√° fruto, cuja semente est√° nele, segundo a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus para separar o dia e a noite: e sejam por sinais, e para as estações, e para dias e anos; E sejam por luminares na expansão dos céus para iluminar sobre a terra: e foi. E fez Deus os dois grandes luminares; o luminar maior para que exerça dom√≠nio no dia, e o luminar menor para que exerça dom√≠nio na noite; fez também as estrelas. E as pôs Deus na expansão dos céus, para iluminar sobre a terra, E para exercer dom√≠nio no dia e na noite, e para separar a luz e as trevas: e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as √°guas répteis de alma vivente, e aves que voem sobre a terra, na expansão aberta dos céus. E criou Deus as grandes criaturas marinhas, e toda coisa viva que anda arrastando, que as √°guas produziram segundo a sua espécie, e toda ave de asas segundo sua espécie: e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou dizendo: Frutificai e multiplicai, e enchei as √°guas nos mares, e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie, animais e serpentes e animais da terra segundo sua espécie: e foi assim. E fez Deus animais da terra segundo a sua espécie, e gado segundo a sua espécie, e todo animal que anda arrastando sobre a terra segundo sua espécie: e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos ao ser humano à nossa imagem, conforme nossa semelhança; e domine os peixes do mar, e as aves dos céus, e os animais, e toda a terra, e todo animal que anda arrastando sobre a terra. E criou Deus o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e f√™mea os criou. E Deus os abençoou; e disse-lhes Deus: Frutificai e multiplicai, e enchei a terra, e subjugai-a, e dominai os peixes do mar, as aves dos céus, e todos os animais que se movem sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos dei toda erva que d√° semente, que est√° sobre a face de toda a terra; e toda √°rvore em que h√° fruto de √°rvore que d√° semente, vos ser√° para comer. E a todo animal da terra, e a todas as aves dos céus, e a tudo o que se move sobre a terra, em que h√° vida, toda erva verde lhes ser√° para comer: e foi assim. E viu Deus tudo o que havia feito, e eis que era bom em grande maneira. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

E foram conclu√≠dos os céus e a terra, e tudo o que neles h√°. E acabou Deus no dia sétimo sua obra que fez, e repousou o dia sétimo de toda sua obra que havia feito. E abençoou Deus ao dia sétimo, e o santificou, porque nele repousou de toda sua obra que havia Deus criado e feito. Estas são as origens dos céus e da terra quando foram criados, no dia que o SENHOR Deus fez a terra e os céus, E antes que toda planta do campo existisse na terra, e antes que toda erva do campo nascesse; porque ainda não havia o SENHOR Deus feito chover sobre a terra, nem havia homem para que lavrasse a terra; Mas subia da terra um vapor, que regava toda a face da terra. Formou, pois, o SENHOR Deus ao homem do pó da terra, e assoprou em seu nariz sopro de vida; e foi o homem em alma vivente.


Fonte: www.historiasdabiblia.com.br



Comunicar erro

Coment√°rios