Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

Adão e Eva

Por Portal Sermões em 10/06/2024 às 10:43:50

E havia o SENHOR Deus plantado um jardim em Éden ao oriente, e pôs ali ao homem que havia formado. E havia o SENHOR Deus feito nascer da terra toda √°rvore agrad√°vel à vista, e boa para comer: também a √°rvore da vida em meio do jardim, e a √°rvore do conhecimento do bem e do mal. E sa√≠a de Éden um rio para regar o jardim, e dali se repartia em quatro ramificações. O nome de um era Pisom: este é o que cerca toda a terra de Havil√°, onde h√° ouro: E o ouro daquela terra é bom; h√° ali também bdélio e pedra ônix. O nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai diante da Ass√≠ria. E o quarto rio é o Eufrates. Então o SENHOR Deus tomou o homem, e o pôs no jardim de Éden, para que o lavrasse e o guardasse. E mandou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda √°rvore do jardim comer√°s; Mas da √°rvore do conhecimento do bem e do mal não comer√°s dela; porque no dia que dela comeres, morrer√°s. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele ajuda idônea para ele.

Formou, pois, o SENHOR Deus da terra todo animal do campo, e toda ave dos céus, e trouxe-os a Adão, para que visse como lhes havia de chamar; e tudo o que Adão chamou aos animais viventes, esse é seu nome. E pôs Adão nomes a todo animal e ave dos céus e a todo animal do campo: mas para Adão não achou ajuda que estivesse idônea para ele. E o SENHOR Deus fez cair sonho sobre Adão, e ele adormeceu: então tomou uma de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, fez uma mulher, e trouxe-a ao homem. E disse Adão: Esta é agora osso de meus ossos, e carne de minha carne: esta ser√° chamada Mulher, porque do homem foi tomada. Portanto, deixar√° o homem a seu pai e a sua mãe, e se achegar√° à sua mulher, e serão uma só carne. E estavam ambos nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

Porém a serpente era astuta, mais que todos os animais do campo que o SENHOR Deus havia feito. E ela disse à mulher: Deus vos disse: Não comais de toda √°rvore do jardim? E a mulher respondeu à serpente: Do fruto das √°rvores do jardim podemos comer; mas do fruto da √°rvore que est√° no meio do jardim, Deus disse: Não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Não morrereis; Mas Deus sabe que no dia que comerdes dele, vossos olhos serão abertos, e sereis como deuses, Ou: sereis como Deus sabendo o bem e o mal. E a mulher viu que a √°rvore era boa para se comer, agrad√°vel aos olhos, e √°rvore desej√°vel para se obter conhecimento. E ela tomou de seu fruto, e comeu; e deu também ao seu marido com ela, e ele comeu. E foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus. Então coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim à brisa do dia; e o homem e sua mulher esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as √°rvores do jardim.

E o SENHOR Deus chamou ao homem, e lhe disse: "Onde est√°s? E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e tive medo, porque estava nu; e me escondi". E disse-lhe: "Quem te ensinou que estavas nu? Comeste da √°rvore de que te mandei que não comesses?" E o homem respondeu: "A mulher que me deste por companheira me deu da √°rvore, e eu comi". Então o SENHOR Deus disse à mulher: "Por que fizeste isto?" E a mulher disse: "A serpente me enganou, e comi". E o SENHOR Deus disse à serpente: "Porque fizeste isto, maldita ser√°s entre todos os animais selvagens e entre todos os animais do campo; sobre teu ventre andar√°s, e pó comer√°s todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre tua descend√™ncia e a descend√™ncia dela; esta Lit. ele te ferir√° a cabeça, e tu lhe ferir√°s o calcanhar". E para a mulher disse: "Multiplicarei grandemente as tuas dores e teus sofrimentos de parto; com dor dar√°s à luz filhos; e o teu desejo ser√° para o teu marido, e ele te dominar√°". E ao homem disse: "Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da √°rvore de que te mandei dizendo, "Não comer√°s dela", maldita ser√° a terra por causa de ti; com dor comer√°s dela todos os dias da tua vida; Espinhos e cardos te produzir√°, e comer√°s erva do campo. No suor do teu rosto comer√°s o pão até que voltes à terra, porque dela foste tomado; porque pó és, e ao pó voltar√°s". E chamou o homem o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era mãe de todos o viventes.

E o SENHOR Deus fez ao homem e à sua mulher t√ļnicas de peles, e os vestiu. E disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de Nos sabendo o bem e o mal; agora, pois, para que não estenda sua mão, e tome também da √°rvore da vida, e coma, e viva para sempre: E tirou-o o SENHOR do jardim de Éden, para que lavrasse a terra de que foi tomado. Lançou, pois, fora ao homem, e pôs ao oriente do jardim de Éden querubins, e uma espada acesa que se revolvia a todos os lados, para guardar o caminho da √°rvore da vida.

Fonte: www.historiasdabiblia.com.br



Comunicar erro
Ler próxima

Caim e Abel

Coment√°rios