Banner 728x90-Biblia comentada

O firme fundamento

Hebreus 11.1

Por Portal Sermões em 25/06/2024 às 20:18:31

Sabe o que é um fundamento? É a base, o alicerce. Na construção de uma casa, é preciso antes, preparar o fundamento, isto é, a base, o alicerce para a casa ser constru√≠da.O fundamento de que quero falar se chama fé. Diga para a pessoa do seu lado "fé". Mas cuidado pra não cuspir... diga com a boca seca: "fé". Precisamos da fé em v√°rias √°reas da vida. Por exemplo, uma enorme necessidade é voc√™ ter fé em Jesus, crer que Ele é o Filho de Deus, que morreu na cruz para que voc√™ seja livre, perdoado e salvo do merecido castigo dos seus pecados. Então voc√™ deve ter essa fé, uma fé que te leve a entregar a vida para Deus dirigir. Mas, h√° uma outra forma de fé que faz toda a diferença no dia a dia da gente, principalmente, quando voc√™ j√° resolveu viver para Deus.

Eu quero, então, ler Hb 11.1, que é a definição b√≠blica de fé. O que é fé? Veja comigo: "Ora, a fé é o firme fundamento das [coisas] que se esperam, [e a] prova das coisas que se não v√™em" (ACF).

É importante saber o que é a fé, porque muitas vezes a fé é confundida com a esperança. As pessoas falam: "Olha, eu espero muito, desejo muito... eu gostaria tanto que acontecesse (de eu me casar, por exemplo!)". Mas, olha só o que a B√≠blia diz ser a fé.

Esse verso em outra versão (NVI), é assim: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos".

A fé é a? ...certeza, a convicção... o firme fundamento, a base das coisas que nós esperamos.

Mas esse esperar não é esperança. Ao contr√°rio, é algo que voc√™ j√° sabe, embora não viu ainda. Voc√™ sabe que est√° chegando, mas não est√° vendo, não est√° sentindo nada, mas voc√™ t√° seguro de que a coisa vai acontecer.

É por isso que a B√≠blia diz que a fé é o firme fundamento do que se espera, a certeza de que est√° chegando. Amém?

A fé é a certeza dessas coisas. Eu não estou vendo no mundo natural... mas no mundo espiritual, eu sei, eu tenho certeza, tem uma convicção dentro de mim de que isso j√° é uma realidade.

Portanto, fé é mais do que pensamento positivo... é mais do que esperança... fé é a certeza, a convicção de fatos que não vemos ainda.

Se alguém me perguntar: Quantos membros tem a Comunidade Karis... a resposta é uma multidão, porque eu tenho essa convicção... a gente vai construir um prédio j√° abarrotado de gente...

Pois bem, essa fé precisa estar presente em tudo o que nós fazemos.

Irmão, em cada discipulado, em cada culto da igreja, em cada reunião de célula... a fé precisa estar presente em tudo que nós fazemos.

Porque no v.6, diz o seguinte: "Sem fé é imposs√≠vel agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Então, sem essa certeza, sem esse firme fundamento, sem essa convicção, olha isso: é imposs√≠vel voc√™ agradar a Deus.

É aqui que eu quero chegar... olha só a segunda parte do verso: "...porque é necess√°rio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (ACF). Outra versão diz que Deus "recompensa aqueles que o buscam".

Amado, a B√≠blia est√° ensinando o seguinte: que nós precisamos ter fé porque sem fé é imposs√≠vel agradar a Deus e aqueles que buscam a Deus, precisam crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que O buscam.

A revelação é que Deus libera um galardão, um pr√™mio, uma recompensa, sobre aqueles que O buscam.

Quantos buscam a Deus aqui? ...a quem a Bíblia diz que Deus recompensa? ...as pessoas que O buscam. Hummm! Isso motiva você? Te anima? Te empolga?

Porque essa é a palavra de Deus: "[Ele] recompensa aqueles que o buscam". Irmão, voc√™ é capaz de acreditar em tantas coisas, acredite nisso: Deus recompensa aqueles que O buscam.

Porque se voc√™ não acreditar nessa verdade, se voc√™ não tiver esse tipo de fé, irmão, vai ser muito dif√≠cil voc√™ encontrar motivação pra agradar a Deus.

Vão te propor sexo fora do casamento, voc√™ vai aceitar... vão fazer pressão pra voc√™ mentir, voc√™ vai mentir... alguém, enviado do maligno, vai te propor um dinheiro f√°cil, voc√™ vai querer...

Por que? Porque te faltar√° a motivação pra agradar a Deus...

Mas, onde a gente consegue motivação pra isso? ...motivação pra guardar o sexo pro casamento? ...motivação pra não mentir pros pais, pros filhos, ou pra esposa ou marido? Onde a gente consegue motivação pra não aceitar dinheiro f√°cil?

É na fé, no firme fundamento, na certeza que Deus recompensa aqueles que O buscam.

Quando a pessoa não tem essa fé, ela não se sente motivada, animada a agradar a Deus... est√° escrito: "sem fé é imposs√≠vel agradar a Deus".

Portanto, todos nós precisamos nutrir essa fé, essa convicção, esse firme fundamento, de que Deus existe e que Ele est√° vendo o que estamos fazendo e que Ele vai nos recompensar.

Quando voc√™ guarda o sexo para o casamento, voc√™ est√° agradando a Deus... quando voc√™ evita a mentira, voc√™ agrada a Deus... quando voc√™ foge da tentação, voc√™ agrada a Deus.

Mas, e a√≠, o que te anima a viver assim? O que te motiva à isso? É a fé, o firme fundamento, o fato de que Deus est√° vendo o seu esforço, o seu sacrif√≠cio, a sua luta... e que Ele te recompensar√°.

Às vezes, pelos olhos naturais, não vemos nenhuma recompensa. Voc√™ vem pra reunião de oração ou pra um culto como este e, pelos olhos naturais, voc√™ diz: "Senhor, eu estou Te agradando, cantando louvores, fazendo oração, escutando a Tua Palavra... mas não vejo resultado nenhum...".

Pra agradar a Deus, voc√™ vai fazer o discipulado e volta achando, pelos olhos naturais, que não adiantou de nada, foi uma hora, uma hora e meia gasta, de palavras jogadas ao vento e que não vão dar resultado nenhum.

Pra agradar a Deus, voc√™ vai à reunião da célula, participa l√° com o grupo, ora, convida os amigos, mas fica achando, pelos olhos naturais: "Ah! Toda semana é a mesma coisa, essa célula não vai crescer... nunca, ganha ninguém".

Irmão, é por isso que voc√™ precisa fazer as coisas com fé. Vamos supor que voc√™ ajudou alguém, mas a pessoa não te deu atenção, não quis saber do que voc√™ estava falando, não atendeu o seu conselho... mesmo assim, voc√™ tem que nutrir fé no seu coração. Voc√™ deve dizer consigo mesmo: "É, a pessoa não quis me ouvir, mas eu sei, eu tenho a convicção, a certeza, o firme fundamento, de que Deus me viu agradando a Ele, e que t√° anotado l√°, que eu serei recompensado pelo que eu estou fazendo".

Se voc√™ não tiver fé, irmão, voc√™ vai desanimar... vai parar de vir aos cultos, vai entregar a célula, o discipulado - vai descer pro lado, porque voc√™ vai falar assim: "Ah isso não tem jeito não... eu estou gastando o meu tempo".

Mas, o que diz a Palavra? "...aquele que se aproxima de Deus, precisa crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que o buscam" Aleluia! Quantos creem?

Irmão, é a Palavra de Deus afirmando: Deus recompensa, Deus abençoa. E sabe, o que Deus abençoa, abençoado fica! Pode alguém jogar praga, mas a quem Deus abençoa, ninguém pode amaldiçoar.

Podem acender caixas de vela no portão da sua casa, colocar o seu nome na boca de quinhentos sapos, mas quem é de Deus o maligno não toca. Irmão, tenha essa verdade no seu pensamento: Deus recompensa aqueles que O buscam.

Mas, preciso ser sincero: se voc√™ procura agradar a Deus em tudo que faz, mas não tem certeza de que ser√° recompensado por Ele... se voc√™ não acredita nisso, voc√™ est√° fazendo uma loucura. Sabia, voc√™ é louco!

Porque, veja bem: Domingo a noite, uma hora dessa, voc√™ podia estar dando volta na praça, podia estar no sorvete, ou mesmo em casa, esticado no sof√°... mas voc√™ est√° aqui ouvindo a Palavra de Deus... só que, digamos (é um exemplo, t√°), voc√™ não acredita que Deus vai te recompensar por isso... o que voc√™ é? ...maluco, endoidou.

Pensa bem: voc√™ tem que lutar pra ter o tempo livre... a√≠, sacrifica os seus próprios interesses para cuidar de alguém... quem sabe, pega do seu dinheiro e investe na vida dos outros... chega domingo, voc√™ é desafiado a ofertar, a entregar o d√≠zimo... dinheiro que voc√™ lutou pra conseguir...

Mas, a√≠, voc√™ faz tudo isso sem acreditar em nada... faz por fazer... isso é doideira.

Por isso, voc√™ tem que nutrir a fé no seu coração... deve acreditar, ter a certeza, a convicção, o firme fundamento de que tudo que voc√™ est√° fazendo, Deus est√° vendo e Ele te recompensar√°.

Irmão, sem essa fé, a gente não tem motivação... sem essa fé a gente p√°ra no caminho!

Sabe, eu até penso que Deus nem fica chateado quando a gente pergunta sobre a recompensa, tipo assim: "Senhor, então, quando que a minha recompensa vai chegar?"

Porque um disc√≠pulo de nome Pedro, chegou pra Jesus e fez essa pergunta... e Jesus não ficou chateado. Veja, Pedro perguntou (Mt 19.27 - NTLH): "Jesus e nós? Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?"

Eu achava que agradar a Deus e querer uma recompensa, era errado, era ofender o coração de Deus. Mas eu aprendi neste texto que Jesus não fica chateado quando perguntamos pra Ele: "E a√≠, Senhor, o que é que nós vamos ganhar?"

Olha comigo, v.27-29: "...Jesus respondeu: -Eu afirmo a voc√™s que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, voc√™s, os meus disc√≠pulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel".

Jesus est√° falando a verdade (como se houvesse a necessidade dEle afirmar isso), Jesus sempre fala a verdade!

Então, Jesus disse isto pros disc√≠pulos... mas agora, fala pra pessoa do seu lado: "agora, Jesus fala pra nós". Então, olha a continuação do texto: "E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna"! Aleluia!

Irmão, eu acredito que Jesus não estava só falando de casa, de irmãos, de mãe... Nós estamos diante de um princ√≠pio do reino de Deus.

A gente pode acrescentar nessa lista as coisas que deixamos hoje. Jesus poderia ter falado assim: "Olha, ninguém que deixou a sua folga de lado, para atender uma pessoa, ficar√° sem recompensa... ninguém que deixou o seu conforto para cuidar das crianças, ministrar o louvor ou limpar o prédio da igreja, ficar√° ainda neste presente século sem receber cem vezes mais".

Irmão, pode acreditar: cada hora, cada minuto, cada centavo, cada sola de sapato que é gasto, cada pneu, por menor que seja a distancia que voc√™ percorre de casa pro prédio da igreja, de casa pra reunião da célula, tudo isto ser√° recompensado se é feito para a obra do reino de Deus.

A verdade é que Deus v√™ tudo, anota tudo... um copo de √°gua gelada que voc√™ oferecer pra um disc√≠pulo, não ficar√° sem recompensa... nenhuma ligação, nenhuma mensagem que enviar, nenhuma gasolina, nenhum telefonema, nada, nada, nada... nada ficar√° sem recompensa.

É claro, não devemos fazer o bem pra receber algo em troca... eu estou falando de uma motivação... estou mostrando a voc√™ que o nosso trabalho para Deus não é em vão... tudo que voc√™ faz para agradar a Deus, ser√° recompensado.

Eu acredito, de todo o meu coração, quem arruma estas cadeiras antes do culto, ser√° recompensado por Deus... eu acredito que, quem fica de pé numa reunião dessa, fica l√° fora, quando aqui dentro a unção t√° tão boa, tão gostosa, na verdade, muitos falam: "Eu vi anjos, ouvi trombetas", mas ficam l√° fora pra um convidado ter onde sentar, eu acredito: voc√™s serão recompensados... as pessoas que se sacrificam no ministério de crianças... voc√™s serão recompensados...

E a recompensa dessas pessoas não vai ser um CD no final do culto, não! Deus est√° vendo o trabalho delas e diz: "...voc√™s receberão cem vezes mais e também a vida eterna".

Ah! irmão, se voc√™ nutre essa fé no seu coração, voc√™ vai diferente pra célula... vai diferente pro discipulado... vai diferente pra uma visita.

Eu sei, algumas pessoas acham que é demais quando a gente desafia dizendo: "Voc√™ deve frequentar uma célula! Voc√™ precisa ter o seu discipulador". Algumas pessoas se incomodam com isso.

Inclusive, o desafio agora é preparar uma oferta especial de fim de ano... mas j√° tem a√≠ também o desafio de voc√™ vender t√≠quetes pro almoço, pra gente andar mais r√°pido pra aquele terreno... a√≠, é cada um com a sua motivação...

Mas eu sei que, quem entende isso, sabe, que Deus ir√° recompensar cada esforço que é feito para Ele.

Eu não estou fazendo pressão, ou cosquinha emocional pra voc√™ se despertar e ajudar... eu estou falando de um princ√≠pio do reino de Deus.

Toda vez que voc√™ entrega o seu dizimo, nenhum centavo ficar√° sem recompensa. Janelas do céu serão abertas sobre a sua vida, as b√™nçãos vão vir, ainda nesta era presente, imagina no futuro, na era futura...

Em Mc 4.26-27 diz o seguinte: "Jesus disse: -O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece".

Jesus est√° falando: é assim que o reino de Deus funciona. Tudo que nós lançamos no reino de Deus, mesmo sem a gente entender direito, essas coisas vão crescer, vão brotar e vão dar fruto. É assim que o reino de Deus funciona.

E não é só com o dinheiro... é com o tempo, é com o carinho, é com a dedicação...

Se nós semearmos dedicação, vamos colher dedicação. Se semearmos carinho, vamos colher carinho... porque o reino de Deus é assim, funciona desse jeito.

Tudo que voc√™ fizer para Deus, vai ser recompensado... é como uma semente lançada sobre a terra... ela vai brotar, vai crescer e vai dar fruto. Quantos aqui estão semeando coisa boa por a√≠? A pessoa que levantou a mão do seu lado, fala pra ela: "Se prepara para uma boa colheita".

Voc√™ sabia que Jesus precisava de motivação pra fazer o que Ele fez? Voltando a Hb 12.2, olha só o que a B√≠blia est√° falando: "Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contr√°rio, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora est√° sentado do lado direito do trono de Deus".

Irmão, por que Jesus suportou aquela cruz, aquela humilhação, aquela dor, aquela morte? ...foi porque Ele sabia da alegria que viria depois... da alegria que estava prometida pra Ele.

É isso: agrade a Deus, se esforce por isso, porque depois, voc√™ vai ser recompensado.

É como foi com Jesus... vai ter vezes que cuidar de alguém, discipular alguém, é uma cruz e bem pesada, de maçaranduba, dif√≠cil pra ser carregada... mas não desista, porque l√° na frente haver√° alegria, haver√° recompensa.

Quero terminar, mencionando 1Co 15.58.

Estou cheio de textos... que bom, isto mostra que eu não estou expondo minhas ideias, estou baseado na Palavra de Deus. O v.58 diz: "Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois voc√™s sabem que, no Senhor, o trabalho de voc√™s não ser√° in√ļtil".

O que voc√™ faz para Deus, não é in√ļtil... nunca foi, nunca é, nunca ser√°. Amém? Então, vamos que vamos, porque Deus te recompensar√°. Aleluia!


Fonte: Pr Walter Pacheco da Silveira


Comunicar erro
Ler próxima

Nada me faltará

Coment√°rios