Banner 728x90-Biblia comentada

Aceitando sua missão

Efésios 2.10

Por Portal Sermões em 23/06/2024 às 21:44:27

Vamos conversar hoje sobre porque motivo voc√™ foi colocado neste planeta. Voc√™ faz alguma ideia? Voc√™ não foi criado apenas para comer, respirar e ocupar espaço. Deus projetou voc√™ para que sua vida faça uma diferença neste mundo. Muitos livros de sucesso tem sido escritos para informar sobre como tirar o m√°ximo da vida, mas não foi para isso que Deus criou voc√™. Voc√™ foi criado para acrescentar à vida e não apenas para extrair dela. Esse propósito de Deus para a sua vida se chama "ministério" ou serviço e a Bíblia d√° os detalhes.

1- Você foi criado para servir a Deus.

Veja o que a Bíblia diz em Ef 2.10: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as pratic√°ssemos". Deus nos criou para que fizéssemos as boas obras. Essas "boas obras" são o seu serviço. Tudo que voc√™ faz para ajudar os outros, a Bíblia chama de "boa obra".

E a Palavra de Deus est√° dizendo que Ele nos criou para mais este propósito: que "gast√°ssemos essa vida em auxiliar aos outros" (BV).

E sabe, sempre que voc√™ serve às pessoas de alguma forma, voc√™ est√° na verdade servindo ao próprio Deus. Lemos isto em Cl 3.23-24: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que voc√™s estão servindo".

O que Deus disse para o profeta Jeremias no passado, também vale para voc√™ hoje. Deus falou: "Antes de form√°-lo no ventre eu o escolhi; antes de voc√™ nascer, eu o separei e o designei [no caso do Jeremias, para ser] profeta às nações", (Jr 1.5 – NVI).

Voc√™ foi posto neste planeta para uma missão especial.

...outro detalhe:

2- Você foi salvo para servir a Deus.

Olhe com atenção para este texto da Bíblia, a Palavra de Deus, que diz: "...que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação [...], Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos" (2Tm 1.9 – NVI).

Deus salvou voc√™ para exercer uma "santa vocação". Essa santa vocação significa um "santo trabalho, um santo serviço", porque é para Deus. Voc√™ foi salvo para o serviço. A sua santa vocação, Deus est√° revelando, é servir.

Isso quer dizer que no Reino de Deus voc√™ tem um lugar, tem um propósito, tem um papel, tem uma função a cumprir. Irmão, isso d√° a sua vida uma enorme importância. Voc√™ não foi convertido, não se tornou crente, por acaso.

A sua salvação custou de Jesus, a própria vida. Ele morreu na cruz! E a Bíblia diz isso, 1Co 6.20: "Voc√™s foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de voc√™s" (NVI).

Nossa salvação custou a vida de Jesus. O que é mais legítimo fazermos agora? Qual é o mínimo que se espera? Que nós, profundamente agradecidos pelo que o Senhor fez, que agora nós sirvamos a Deus.

Irmão, com a salvação, nosso passado foi perdoado, o nosso presente faz sentido e o nosso futuro est√° garantido. Então, diante disso, o apóstolo Paulo diz: "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que [voc√™s] se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agrad√°vel a Deus; este é o culto racional de voc√™s" (Rm 12.1 – NVI).

Ele est√° dizendo: "quero que voc√™s façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana (dormir, comer, trabalhar, passear), entreguem a Deus como se fosse uma oferta", porque Ele salvou voc√™s.

E veja também o que o apóstolo João ensina numa das cartas que escreveu. Lemos em 3Jo 3.14: "Sabemos que j√° passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte".

Ele diz que uma prova de que j√° passamos da morte para a vida, isto é, de que estamos salvos, é que amamos nossos irmãos. E o que é amar?

Para alguns, amar é uma emoção: O coração bate forte, as mãos ficam geladas, então, dizem, isso é amor!

Para outros o amor é um sentimento romântico ou um impulso descontro-lado, porque tem quem diga: "matei por amor". Misericórdia. E para outros mais, o amor é uma atividade sexual, e por aí vai.

Mas, preste atenção, o amor de acordo com a Bíblia, o amor √°gape que é o amor próprio de Deus, é muito mais que emoção, que um impulso, que um sentimento. É atitude, é ação.

O verso mais famoso da Bíblia j√° diz: "Deus amou o mundo... que deu". Houve uma ação, uma atitude.

Portanto, o ensino do apóstolo João é esse, que uma prova clara de que passamos da morte para a vida, é que amamos nossos irmãos, com ação, com atitude pr√°tica, com serviço.

Ali√°s, é como o próprio apóstolo João declarou mais à frente, de forma até carinhosa, no v.18: "Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade".

O amor é pr√°tico. Mas, o ponto mais importante pra nós aqui é o seguinte: todo serviço amoroso que fazemos às pessoas, mostra que somos verdadeiramente salvos. O apóstolo João diz: "Sabemos que j√° passamos da morte para a vida [salvação] porque amamos nossos irmãos" (1Jo 3.14 – NVI).

Se eu não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas, se só me preocupo com as minhas necessidades, então, eu deveria questionar se sou realmente salvo por Jesus, porque um coração salvo é um coração que deseja servir.

Existe uma palavra que tem a ver com servir a Deus, mas que é muito mal compreendida pela maioria das pessoas. É a palavra ministério.

Porque quando a maioria das pessoas escuta essa palavra "ministério", se t√° na igreja, logo pensa em pastor, padre, louvor... ou, se t√° mais ligado em política, j√° pensa em Ministério do Trabalho, Ministério da fazenda...

Então, vamos ver isso na Bíblia. Deus diz que cada membro de Sua família é um ministro.

Est√° escrito em Rm 6.22: "Mas agora libertados do pecado e feitos servos de Deus". Quando somos salvos, nos tornamos servos de Deus.

Na Bíblia, as palavras servo e ministro são sinônimas. Da mesma forma, serviço e ministério também são sinônimas. Se voc√™ é cristão, voc√™ é um ministro, voc√™ é um servo. E, quando est√° servindo, voc√™ est√° ministrando.

Veja isso: quando a sogra de Pedro foi curada por Jesus, nós lemos que ela logo se levantou e começou a fazer o que? A servir a Jesus (Mt 8.15).

É exatamente isso que devemos fazer. Somos curados para ajudar aos outros. Somos abençoados para ser uma b√™nção. Somos salvos para servir. Agora, se voc√™ é salvo e só fica sentado esperando pelo céu, voc√™ est√° errado.

Voc√™ nunca se perguntou por que Deus, quando salva as pessoas, não as leva imediatamente para o céu? Não mais seria legal? Porque o céu é outro nível, é outra vida. L√° ninguém adoece, não tem falta de dinheiro, ninguém se cansa...

Então, a pessoa se tornar crente em Jesus, receber Jesus como Salvador, não podia, na mesma hora, ser levada direto para o céu, para o Paraíso? Por que Deus ainda nos deixa nesse mundo depois de nos tornarmos crentes?

Ah! Ele nos deixa aqui para cumprir os Seus propósitos. E um dos propósitos de Deus é esse: é que voc√™ sirva a Deus, servindo aos outros.

Deus tem um ministério pra voc√™. Ele tem um serviço pra voc√™. Ser√° que alguém pode dizer "amém"?

...e mais outro detalhe:

3- Voc√™ é chamado para servir a Deus.

Ter um chamado... talvez, voc√™ pense que somente mission√°rios, pastores, padres ou freiras é que tenham um chamado de Deus.

Mas, sabe, a Bíblia diz que todo cristão tem de Deus um chamado, um chamado para servir.

Veja essa palavra do apóstolo Pedro (1Pe 2.9): "Voc√™s, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (NVI).

O verso diz que Deus nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Esse foi um chamado para a salvação, Deus nos tirou das trevas para a luz, do inferno para o céu, da morte eterna para a vida eterna.

Mas eu quero mostrar o chamado para servir, então repare no texto essa expressão "sacerdócio real". Sacerdócio é o trabalho do sacerdote.

O que um sacerdote faz? No tempo do Velho Testamento, o sacerdote era uma pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas: cuidava do culto a Deus, do louvor, tomava conta do templo e ainda ensinava o povo a obedecer a Deus. Uma curiosidade, é que somente o sacerdote tinha autorização para entrar na presença de Deus

O que a Bíblia diz agora sobre todos os crentes? Diz que todos somos feitos sacerdotes reais, agora, por causa de Jesus na nossa vida, todos podemos entrar na presença de Deus e oferecer culto, louvor e aproximar as pessoas de Deus.

Como voc√™ v√™, todos temos esse chamado para servir. Não é somente alguns que são pastores, mission√°-rios, padres ou freiras. O seu chamado para ser salvo, inclui o chamado para servir.

O apóstolo Pedro acrescenta isso: Voc√™s foram chamados para "anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

Sempre que você faz uso das habilidades que Deus deu a você para ajudar os outros, você está cumprindo o seu chamado.

Quanto do seu tempo est√° sendo utilizado a serviço de Deus?

Na China, eu soube que em algumas igrejas, quando um novo crente chega, ele é recebido com uma saudação assim: "Seja bem-vindo! Jesus agora tem um novo par de olhos para ver, novos ouvidos para ouvir, novas mãos para ajudar e um novo coração para amar os outros".

Uma razão pela qual voc√™ precisa estar como membro de uma igreja, é o cumprimento do seu chamado para servir aos outros de maneira pr√°tica.

A Bíblia diz: "Ora, voc√™s são o corpo de Cristo, e cada um de voc√™s, individualmente, é membro desse corpo". Isto quer dizer que o seu serviço é desesperadamente neces-s√°rio para a igreja.

Cada um de nós tem um papel a desempenhar e cada papel é importante. Não existe serviço pequeno para Deus; tudo é importante.

Alguns serviços são vistos e alguns são feitos nos bastidores, mas todos são valiosos, porque dependemos uns dos outros para funcionar.

O que acontece quando uma parte do seu corpo deixa de funcionar? Você adoece e o resto do corpo sofre.

Imagina se o seu fígado dissesse: "Eu estou cansado! Não quero mais servir este corpo! Agora eu vou, é, assistir o coração bater, o pulmão trabalhar, porque eu quero folga". O que aconteceria com voc√™? Morreria.

Pois, hoje em dia, h√° igrejas que estão morrendo por causa de crentes que não t√™m vontade de servir, mas que só ficam assistindo, e o corpo sofre.

...você foi criado para servir, salvo para servir, chamado para servir, e mais um detalhe:

4- A ordem de Deus é servir.

Jesus foi categórico, Ele falou aos discípulos (Mt 20.28 – BV): "A atitude de voc√™s deve ser igual à minha, porque Eu, o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos".

Para os cristãos, servir não é opção, não é algo a ser encaixado em nossa agenda se houver tempo disponível. Servir é prioridade. Jesus veio para "servir" e para "dar" – dois verbos que também devem resumir a nossa passagem por este Planeta. Serviço e doação.

A antiga comparação entre o Mar da Galiléia e o Mar Morto ainda é verdadeira. O mar da Galiléia é cheio de vida, porque recebe √°gua e também d√°. O Mar Morto é diferente, não tem vida nele, porque recebe e não escoa, não tem saída de √°gua.

Nós crentes, não podemos ficar só recebendo, precisamos servir e nos doar aos outros.

Mas, na maior parte do tempo, o que acontece? Estamos mais interessados em nos servir do que no serviço. Quem procura uma igreja, fica se perguntando: "O que eles podem fazer por mim aqui? Por meus filhos e minha família" Dificilmente alguém chega e diz: "Estou procurando um lugar aonde eu possa servir e ser abençoado".

É difícil acontecer, mas acontece. Temos irmãos chegando e que se apresentaram a mim, dizendo: "Pastor, pode contar comigo e minha família!" Ontem mesmo a tarde, antendi um irmão aqui, que me falou: "Pastor, o meu plano é morar 10km mais perto, porque eu quero ajudar, t√° bom?". Aleluia!

Um seguidor de Jesus maduro, deixa de perguntar "Quem ir√° servir às minhas necessidades?" e começa a perguntar: "As necessidades de quem eu vou servir?" Voc√™ alguma vez j√° fez essa pergunta?


Ministração

Irmão, no fim de sua vida neste planeta, voc√™ ficar√° perante Deus, e ele avaliar√° como voc√™ serviu aos outros com a sua vida. A Bíblia diz: "Cada um de nós prestar√° contas de si mesmo a Deus". Ele avaliar√° o tempo que utilizamos para servir aos outros. E nossas desculpas não farão sentido: "Ah! Senhor, eu tava muito ocupado, tive muitas preocupações", ou "eu queria só sossego".

E Deus responderá: "Sinto muito, você falhou. Eu o criei, salvei, chamei e ordenei que você vivesse para servir aos outros".

A Bíblia alerta que "Deus "retribuir√° a cada um conforme o seu procedimento". Ele dar√° recompensa aos que servirem. Deus quer usar voc√™ para produzir uma diferença no mundo. Deus quer trabalhar por meio de voc√™. O que vai contar não é a duração da sua vida, mas a contribuição que voc√™ deu.

Se voc√™ não est√° envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado? Abraão era velho, Jacó era inseguro, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Davi teve problema familiar, Noemi era viúva, Pedro era temperamental, Marta tinha preocupações demais, Paulo tinha saúde fraca, Timóteo era tímido...

Mas Deus usou cada um deles em Seu serviço. Deus também usar√° voc√™, se deixar de dar desculpas.

Fonte: Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Uma Vida Com Propósitos, Rick Warren


Comunicar erro

Coment√°rios