Banner 728x90-Biblia comentada

O que você faz fala mais alto do que você diz

Seja exemplo

Por Portal Sermões em 19/06/2024 às 10:20:52

Beto, um adolescente de treze anos, estava encafuado em um cantinho da sala, chorando muito e com uma expressão de raiva estampada no rosto, quando sua tia Leila chegou em sua casa, para lhes fazer uma visita. Ele estava com o rosto todo avermelhado porque, além da raiva que estava sentindo, também havia levado uma bofetada na cara, dada pelo pai, ao frag√°-lo fumando um cigarro nos fundos do quintal.

O pai de Beto também, com o rosto afogueado pela ira, explicou para sua irmã que acabava de chegar, o que havia acontecido. Ele procurava justificar sua atitude violenta, alegando que não permitiria que seu filho fosse um fumante. Afinal, o cigarro é um v√≠cio degradante, nojento, além de mortal.

O Beto, embora adolescente, j√° estava se enveredando pelo caminho do v√≠cio, não só do cigarro, mas também da bebida e de outras drogas entorpecentes, como depois se soube.

Aquele pai desesperado, "perdeu a cabeça" quando percebeu os riscos que seu filho corria envolvendo-se com um v√≠cio tão perigoso, porém, tão tolerado e aceito na sociedade.

Sua irmã que o visitava, ao ouvir suas alegações, concordou totalmente com seus argumentos, mas chamando-o à parte, repreendeu-o dizendo:

– Voc√™ est√° certo em ficar preocupado com seu filho, por estar fumando j√° nessa idade. Mas deveria ter dado essa bofetada na sua própria cara. Porque nada é mais contagioso, quer para as virtudes, quer para os v√≠cios de um filho, do que o exemplo que seus pais lhe passam!

Portanto, saiba que o que voc√™ faz fala tão alto, que ele não consegui ouvir o que voc√™ fala.

3 Lições da ilustração sobre o valor do exemplo

Bem comum na sociedade em que vivemos, sermos cobrados por pessoas que não tem o m√≠nino exemplo de vida. Quer ver algo muito comum que presenciamos quase todos os domingos na escola b√≠blica dominical, os pais encostam o carro em frente a igreja, os filhos descem para ouvir mais aula, e os pais simplesmente voltam para suas casas.

Pois bem, voc√™ acha que esses jovens e adolescentes vão ter força por muito tempo para continuar indo? Certamente não, e vou além, j√° vimos v√°rios que desistiram e hoje os pais choram, implorando a Deus para que eles retornem a casa paterna.

Separei aqui tr√™s lições que ilustram o valor do exemplo:

1. Nunca espere que seu filho seja o que voc√™ não é: Todo o seu empenho e tempo empregados na educação, correção, instrução e disciplina, de nada valerão, se voc√™ não os preceder, trilhando os caminhos corretos que almeja que seus filhos sigam.

2. Para ensinar é preciso saber, mas para educar é preciso ser: Para ensinar um filho é necess√°rio preparo e conhecimento, mas para educ√°-lo é preciso ser seu exemplo.

3. Voc√™ tem que ser o modelo no qual seu filho se espelhar√°, tanto quanto Jesus o é para voc√™: Para educar um filho com sucesso, precisamos alcançar tal n√≠vel de car√°ter.

Vers√≠culo para meditação

Que possamos entender o valor do exemplo, como disse o aposto Paulo:

"Seja o meu imitador, como eu sou de Cristo." (1 Coríntios 11:1)

Reflexão sobre o valor do exemplo

Não h√° modo mais excelente de ensinar ou de ordenar do que o exemplo. O exemplo é persuasivo, convincente e abatedor de desculpas ou argumentações. Por isso, pelo seu modo de viver, mostre a ele como amar a Deus e ao próximo. Ensine-o como orar, estudar a b√≠blia e frequentar a igreja.

Permita que ele veja em voc√™ dom√≠nio próprio, temperança, bondade, pureza, dilig√™ncia, responsabilidade, honestidade e amabilidade, assim, o caminho para o sucesso, seguramente ser√° encurtado.

Se voc√™ gostou, veja mais ilustrações cristãs aqui.

Comunicar erro

Coment√°rios