Banner 728x90-Biblia comentada

A Bíblia possui alguns ótimos exemplos de pregadores

Homens usados por Deus para levar Sua Palavra.

Por Portal Sermões em 10/06/2024 às 11:20:44

Esses homens que consideramos os maiores pregadores da Bíblia realizavam sua missão de espalhar a boa nova mesmo em um período tão difícil em que viviam, onde diversas vezes corriam risco de vida por pregar a palavra de Deus.Tendo isso mente, acompanhe agora a leitura para saber sobre esses grandes pregadores.


Paulo

Saulo (também conhecido como Paulo) e Barnabé, foram enviados ao campo missionário, a princípio para Chipre (Atos 13: 1-13).
Paulo não estava indo para um lugar em que esteve antes, mas indo para onde sentia que Deus o estava chamando, como diz no texto acima, ele estava sob a direção do Espírito Santo. Não houve hesitação ou questionamento de Deus. Havia simples obediência para "ir".

Alguns também acreditam que Paulo foi o primeiro missionário e pregador. Um fato curioso sobre uma de suas pregações está em Atos 20:7-12 quando ele prega um sermão tão extenso que um Jovem chamado Êutico adormece e cai da janela no terceiro andar, ele morre com a queda mas o apostolo abraça-o e o jovem torna a viver.

Assim, o medo é algo que impede muitos cristãos de fazerem a obra que Deus está chamando.

Mapa das Viagens de Paulo
*Fonte: Eckhard J. Schnabel. Paul the Missionary. Downers Grove: InterVarsity Press, 2008. p. 122.

No entanto, olhando para Paulo, vemos que aqueles que desejam ir, que desejam fazer a vontade do Senhor, são aqueles que Deus usou de maneiras surpreendentes.

Paulo, praticamente só ou com pouca ajuda, evangelizou praticamente todo o velho mundo, suas viagens missionárias alcançaram muitos povos e países. Estima-se que tenha viajado 24.780 km pregando o evangelho.*

Moisés

No Antigo Testamento, a figura de Moisés é realmente, sem sombra de dúvida, a principal.

O homem que levou os judeus para fora do Egito. A famosa estátua de Moisés com a qual Michelangelo tentou representar o maior dos profetas e pregadores bíblicos. É sabido que Moises teve dificuldades de falar no início de seu chamado, tanto que foi necessário que Arão seu irmão falasse por ele, Êxodo 7. Posteriormente depois que Arão morreu Moises proferiu o grande sermão das bençãos e maldições nos montes Gerizim e Ebal. Dt. 27 e 28. Conduzir milhões de hebreus pelo deserto não foi uma tarefa fácil, com a presença de Deus esse homem cumpriu sua missão de entregar a Lei ao povo de Deus.

Isaías

O visionário que influenciou a política de Israel. Existem poucas informações sobre o profeta Isaías, no entanto, sabemos uma data de nascimento aproximadamente segura, 765 aC , informações sobre sua vida estão quase completamente ausentes.

Nos profetas tradicionais, como vimos, a vida e a profecia são confusas e, de fato, as ações realizadas ou sofridas são transformadas em uma mensagem para os fiéis; em Isaías em vez disso, prevalece um aspecto visionário.

Vale ressaltar que poucos são os dados biográficos, enquanto muitos outros são os aspectos que poderíamos chamar sua mensagem de poética.
Sua pregação começou com uma visão que aconteceu quando ele tinha mais ou menos 25 anos no Templo de Jerusalém, uma visão na qual o Senhor lhe disse para anunciar a ruína de Israel.

De fato o profeta estava vivendo em um período de grandes tensões sociais, em que certo a prosperidade no país tornara os ditames morais menos fortes, mas ao mesmo tempo o inimigo assírio parecia cada vez mais ameaçador nas fronteiras.

A morte do rei Uzias parece ter sido um ponto marcante no ministério de Isais. Pois foi nesse ponto que ele tem a visão dos Serafins voando ao redor do Trono de Deus.

Sua pregação foi profundamente messiânica e diretamente recebida de Deus, de tal forma que as vezes o profeta escreve na primeira pessoa do singular mas sem se referir a si mesmo, é como se o próprio Deus estivesse com a pena e o tinteiro escrevendo.

Jeremias

Foi um humilde sacerdote da vila de Anatoth, ele recebeu o chamado de Deus por volta dos 24 anos. Deus o proibia de se casar, parece-me que seu chamado e o iminente juízo e ira de Deus sobre o povo tornava o chamado de Jeremias incompatível com o matrimônio.

A pregação de Jeremias era extremamente dura pois envolvia um grande numero de calamidades sobre o povo de Israel, que estava naquela fase histórica experimentando um período de apostasia da fé.

A mensagem desse profeta não agradava a maioria das pessoas de sua época tornando seu ministério muito penoso e difícil, foi preso e espancado algumas vezes por causa de sua pregação. Mas permaneceu fiel a Deus e a Sua Palavra.

Tudo o que Jeremias profetizou se cumpriu integralmente, até a futura restauração de Israel no fim do cativeiro babilônico.

Daniel

O Daniel foi ainda muito jovem para Babilônia como resultado da invasão de sua terra natal e a deportação dos nobres.

Vale dizer que Daniel surpreendeu os babilônios por sua inteligência, acabando sendo colocado a serviço direto do próprio imperador Nabucodonosor, por outro, sempre se recusava categoricamente a adorar as divindades locais e a renunciar seu Deus.

Sua sabedoria era sobrenatural, tinha habilidade de interpretar sonhos e foi responsável por profetizar eventos futuros, como a queda do Império Babilônio, Medo Persa, Grego e até a queda do Império Romano e vinda do Messias. Suas profecias incluem até a vida de Alexandre Magno muito antes desse ter nascido e prediz a sua queda e divisão em 4 reinos. Dn 8:8,21,22

Pedro

O apóstolo Pedro foi chamado e discipulado durante três anos por Jesus, mesmo com todos os ensinamentos recebidos diretamente do Senhor Pedro o negou.

Seu medo e covardia foram totalmente substituídos por coragem e ousadia quando recebeu o Espirito Santo no dia de Pentecostes. Seu poderoso sermão cheio da graça de Deus levou mais de 3 mil almas a Cristo naquele momento.

Pedro era muito preocupado com a pregação da Palavra, dando uma atenção muito especial para esse ministério. Tal dedicação resultou na constituição dos diáconos da Igreja. Homens selecionados para ajudar a servir os pobres e viúvas enquanto os apóstolos dedicavam-se mais a oração e pregação da Palavra.

Pedro pregava tanto para grandes multidões como no dia de Pentecostes em At. 2 como para pequenos grupos familiares At. 10 sua motivação não eram os números, mas sim fazer a vontade de Deus.

Se gostou de conhecer esses 6 grandes pregadores da Bíblia deixe um comentário!

Fonte:Pr. Márcio Júnior


Comunicar erro

Comentários