Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

A oração muda as coisas - Tiago 5.16

A oração muda as coisas - Tiago 5.16

Por Portal Sermões em 02/06/2024 às 11:53:53

Meu assunto hoje é sobre a oração e o tema desta palavra é: A Oração Muda as Coisas.

Em todos os momentos da história b√≠blica, lemos de como muitas coisas foram mudadas pelo poder da oração. A oração é poderosa. A oração muda as coisas!

Por, exemplo, veja essa listinha: Pela oração, o que Esau sentia de maldade no coração para com o seu irmão Jacó, foi mudado (Gn 32)!

Pela oração de MoisÉs, é que Deus enviou aquelas dez pragas sobre o Egito e, depois, Moisés orou de novo e Deus removeu as pragas (Ex 7-44).

Pela oração, Josué conseguiu que o sol parasse um dia inteiro, imagina isso (Js 40)!

Pela oração, quando Sansão estava prestes a morrer de sede, Deus fez brotar √°gua de uma maneira sobrenatural pra Sansão beber (Jz 45)!

Pela oração, Elias pediu que não chovesse e por tr√™s anos e meio não choveu sobre a terra. Depois, pela oração, ele pediu que voltasse a chover e choveu (4Rs 17-18).

Na carta de Tiago est√° escrito: "A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder" (Tg 5.16). Ou conforme diz uma versão antiga: "a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos".

Sabendo disso, amados, vamos orar mais! Vamos fazer oração, porque orar muda as coisas.

Hoje mesmo, reunido com os l√≠deres de célula, combinamos de orar por uma direção de Deus. E eu estou comprometido com isso. Creio que pela oração vamos vencer nossos maiores desafios!

Mas, sabe, não é orar assim, como se fosse uma m√°gica. Tem muita gente pedindo oração e fazendo oração, tratando a oração como Aladim fazia com a sua lâmpada m√°gica. Uma esfregadinha e pronto, estalou os dedos, Deus atende pra satisfazer os nossos desejos e caprichos.

Não, assim, não! A oração muda as coisas, mas presta atenção: é a oração do justo que pode muito em seus efeitos. A B√≠blia diz: "A oração de uma pessoa obediente a Deus [é que] tem muito poder" (Tg 5.16).

Portanto, quero mostrar que existem algumas atitudes importantes a serem tomadas, se queremos experimentar o poder da oração. Se queremos que a oração mude as coisas e, ali√°s, este é um dos propósitos da oração. Quem ora, ora desejando que algo aconteça, que algo seja feito. Então, precisamos tomar algumas atitudes.

Vamos ver as orações do rei Ezequias e aprender alguns princ√≠pios. Lemos no 2Rs 20.1-5. Est√° escrito: "Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isa√≠as, filho de Amoz, foi visit√°-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois voc√™ vai morrer; não se recuperar√°". Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isa√≠as deixar o p√°tio intermedi√°rio, a palavra do Senhor veio a ele: "Volte e diga a Ezequias, l√≠der do meu povo: "Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas l√°grimas; eu o curarei. Daqui a tr√™s dias voc√™ subir√° ao templo do Senhor".

Vamos começar analisando um primeiro detalhe nessa oração do rei Ezequias. Primeiro detalhe: Ezequias reconheceu a soberania de Deus.

Isto, na verdade, não é apenas um detalhe. Esta é a primeira atitude que devemos tomar para que as nossas orações mudem as coisas. Se voc√™ quer que sua oração tenha efeito, voc√™ precisa disso: reconhecer a soberania de Deus.

Porque, veja só: o rei Ezequias reconheceu que Deus é soberano, por isso, ele até confessou as fraquezas que tinha e abriu o coração diante de Deus. E qual foi o resultado? O rei Ezequias foi beneficiado. Ele viu as coisas mudarem para ele.

Olha como foi que isso aconteceu, veja no v.3, a oração que o rei Ezequias fez: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente".

O profeta Isa√≠as tinha recebido de Deus, uma mensagem que dizia que o rei Ezequias iria morrer por causa de uma enfermidade. Porém, Deus mudou as coisas por conta da maneira como o rei recebeu a mensagem.

Olha só: a maneira como interpretamos a mensagem que vem de Deus, influencia na resposta de nossas orações.

Recebendo aquela mensagem, o que foi que o rei Ezequias fez? A mensagem era (v.1): "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois voc√™ vai morrer; não se recuperar√°". Misericórdia! Mas era isso mesmo.

O Profeta Isa√≠as foi visitar o rei Ezequias, que estava doente e falou isso. Nada animador. Os profetas, muitas vezes, são movidos a cada situação! Recebem mensagens de Deus que, algumas vezes são tão estranhas! Algumas mensagens são pra eles guardarem, outras são pra eles compartilharem. E essa, o profeta Isa√≠as estava autorizado a compartilhar. Ele vai visitar o rei e fala a mensagem de Deus pra ele.

Mas, observe a atitude do rei Ezequias. Ele gritou: "Homens, prendam esse profeta agourento, tirem esse profeta meia boca daqui!"

Nada... o rei Ezequias ouviu com humildade e depois foi orar também com coração humilde, crendo na mensagem que recebeu e reconhecendo que Deus era poderoso para curar aquela doença.

A gente v√™ no rei Ezequias, que ele tinha fé e também tinha humildade, porque ele orou com fé e orou com humildade. E, sabe, irmão, estes dois elementos é que muito contribu√≠ram para que a oração do rei Ezequias mudasse as coisas para ele.

Voc√™ deve orar como Ezequias: EZEQUIAS OROU COM FÉ

Muito interessante isso! Enquanto os reis de Israel, no Reino do Norte, se curvavam diante dos deuses que eles mesmos haviam fabricado, Ezequias, rei de Jud√°, no Reino do Sul, conservou a sua fidelidade para com o Senhor, o verdadeiro e √ļnico Deus.

A B√≠blia diz que esse rei, Ezequias, tinha rompido definitivamente com os costumes mundanos de sua época. Em 2Rs 18.1-7, lemos que o rei Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor. Lemos que ele andou nos caminhos de Davi, que também tinha sido um rei em Israel muito temente a Deus. Lemos que o rei Ezequias guardou os mandamentos de Deus e que restabeleceu o culto de adoração a Deus entre os israelitas. Olha que atitude!

E, sabe, um tempo antes de receber a not√≠cia da doença que o levaria à morte, o rei Ezequias tinha feito uma comovente oração pedindo a Deus que afastasse do seu território um inimigo.

Senaqueribe, era o poderoso rei da Ass√≠ria (2Rs 19.15-19), que com o seu exército tinha tomado muitas cidades, inclusive Samaria, que era a capital do reino de Israel, e agora, Senaqueribe tinha invadido Jud√°, onde reinava Ezequias.

O que o rei Ezequias fez? Ele exercitou a sua fé, e creu que Deus era poderoso para lhe dar vitória diante daquele momento de tanta aflição e perigo, risco de morte! O rei Ezequias foi orar, foi fazer oração, e na oração dele, a soberania de Deus é reconhecida e exaltada.

No v.15 est√° um trechinho da oração do rei Ezequias: "E Ezequias orou ao Senhor: "Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra".

Ezequias era rei, mas ele estava reconhecendo a Deus como o verdadeiro rei, aquele que é rei de verdade, porque é o Criador dos céus e da terra e que tem o seu trono no céu, rodeado de anjos querubins. Nessa sua oração, o rei Ezequias declara: "só tu és Deus".

O que é isso? Reconhecimento de que Deus é soberano, é maior, é o Senhor!

Meu irmão, se voc√™ enfrenta uma luta em sua casa, uma batalha judicial, uma crise de qualquer tipo, que tira a sua paz, que rouba a sua alegria, saiba que Deus é soberano. Ele é maior do que o seu maior problema.

No v.18, lemos que o rei Ezequias, movido pela fé, chegou a declarar sobre os objetos de idolatria tão comuns em sua época, o rei disse: "...não eram deuses; eram apenas madeira e pedra moldadas por mãos humanas".

No final da sua oração, v.19, lemos que o rei Ezequias concluiu assim: "Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele (o Senaqueribe), para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus".

O que é isso? Declaração de fé. O rei Ezequias estava dizendo que só o Senhor é Deus.

É isso, amado, declare com fé: se vai falar que o seu problema é dif√≠cil, é grande, é pesado... não esqueça, de acima de tudo, deixar claro que o Senhor é Deus, que o Senhor é Deus!

E o que aconteceu com o rei Ezequias? Deus não demorou em responder a oração do rei.

Talvez, no momento em que ele menos esperava, Deus fez o profeta Isa√≠as voltar e falar pr"o rei, veja a√≠ (2Rs 19.32-36): "Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Ass√≠ria: "Ele não invadir√° esta cidade nem disparar√° contra ela uma só flecha. Não a enfrentar√° com escudo nem construir√° rampas de cerco contra ela. Pelo caminho por onde veio voltar√°; não invadir√° esta cidade", declara o Senhor. "Eu a defenderei e a salvarei, por amor de mim mesmo e do meu servo Davi" ". Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento ass√≠rio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cad√°veres! Assim Senaqueribe, rei da Ass√≠ria, desmontou o acampamento e foi embora". Aleluia!

Deus honrou a oração do rei Ezequias, porque na oração dele, tinha esse importante elemento: fé que Deus é soberano, é grande, é maior, é √ļnico e todo poderoso.

Tem gente que vai orar achando que o rei é ele, e d√° ordem pra Deus, e decreta, e manda... Deus é soberano: Ele faz o que Ele quer fazer e Ele mesmo é quem estabelece a hora, o jeito, a maneira. O Senhor é Deus, o soberano! É com essa atitude que a oração muda as coisas.

Mas tem gente querendo que as coisas mudem, conservando o rei na barriga. A pessoa não adora a Deus, não tem respeito por Deus, não tem compromisso de obedecer a Deus, e quer que as coisas mudem. Amado, voc√™ precisa, como o rei Ezequias, orar com fé, reconhecendo que Deus é soberano.

Agora, além da fé, tem um segundo elemento na oração do rei Ezequias: ELE OROU COM HUMILDADE.

Da mesma forma como tinha orado, pedindo proteção contra o rei da Ass√≠ria, o Senaqueribe, Ezequias também pediu ao Senhor que tivesse compaixão da sua vida. Lembra? Ele tinha sido avisado que iria morrer daquela doença.

E entre tantas reações que podia ter, ele escolheu a humildade. O rei Ezequias sabia que se Deus quisesse, Ele poderia restabelecer a sua sa√ļde f√≠sica.

Claro, o Criador dos céus e da terra pode muito bem renovar nossas células, nossos glóbulos brancos e vermelhos... Deus sabe a quantidade exata de oxig√™nio de que precisamos para a vida. Então, o que foi que o rei Ezequias fez? Ele foi humilde diante de Deus.

Uma declaração que deixa isto bem claro, é aquele momento (20.3) em que o rei Ezequias declarou: "Tenho feito o que tu aprovas".

O rei Ezequias, humildemente, procurava fazer aquilo que agradava a Deus. O que era importante para o rei Ezequias, era agradar a Deus, fazer coisas que Deus aprova, que Deus agrada, que Deus ama.

Precisa haver humildade pra dizer: "Senhor, eu quero tanto fazer isso, ter aquilo... mas, mais importante pra mim é fazer o que o Senhor quer". É preciso humildade pra fazer o que Deus aprova. Não existe virtude mais sublime do que a humildade.

Amado, tenha humildade pra dizer: "Deus, eu estou com um problema e a coisa que eu mais quero é receber uma boa not√≠cia, é saber que meu problema foi resolvido, mas, mais importante do que ter meu problema resolvido, é ter o meu coração inclinado a fazer o que o Senhor aprova".

Veja se não foi assim que Jesus orou no Jardim Getsâmane. Jesus estava tão angustiado, porque sabia que enfrentaria a morte na cruz nas próximas horas, a B√≠blia conta que Jesus suava gostas de sangue, porque a agonia era profunda, e foi a√≠ que Jesus orou (Lc 22.42): "Pai, se queres, afasta de mim este c√°lice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".

Amado, a oração que muda as coisas, é essa que é feita por um justo, por uma pessoa que decidiu obedecer a Deus.

E veja como a vontade de Deus é melhor: o c√°lice daquele sofrimento não foi afastado de Jesus, realmente Ele morreu na cruz; mas no que isto resultou pra Jesus? Ah! Ele foi exaltado. Ressuscitou tr√™s dias depois e foi assentar no lado direito do trono de Deus Pai no céu!

Amado, reconheça que Deus é soberano, e ora com fé e com humildade, porque é assim que a oração muda as coisas. Amém?

Ministração

Fecha os seus olhos por um momento em oração, por favor.

Estou falando hoje para alguém aflito, angustiado, com algum problema dif√≠cil a ser resolvido? Alguém aqui se sente cansado de lutar, se v√™ sem força, incapaz, humilhado pela vida? As coisas podem mudar para voc√™. Experimenta orar!

Estou pregando para alguém afundado nos v√≠cios, prisioneiro dos maus costumes? Alguém que est√° ansioso, preocupado com o resultado dos exames médicos? Venha pra gente fazer oração aqui na frente... venha trazendo sua dor, seu problema, sua vida, seu car√°ter, sua personalidade: tem um lugar pra voc√™ aqui. Pode vir com confiança. Jesus est√° conosco!

Ah! Não tem presença mais abençoadora do que a Jesus. A presença de Jesus nos aquece, nos comunica amor, nos envolve num abraço.

Est√° voc√™ se sentindo sozinho(a)? O gelo das pessoas est√° deixando voc√™ congelado, frio, indiferente? Venha, h√° lugar pra voc√™ na presença de Jesus.

Estou falando pra alguém cansado de lutar? Voc√™ tem se esforçado para que as coisas mudem e não consegue? H√° um lugar para voc√™ na presença de Jesus. H√° um espaço nos braços dEle para receber voc√™.

Venha para Jesus, traga sua vida como est√°. Quando voc√™ se entrega para Jesus, resolvido a obedecer a Deus, voc√™ pode fazer oração, que Ele te ajudar√° que as coisas mudem. Jesus vai te ajudar. Ele colocar√° paz em seu coração. Voc√™ não passar√° mais as noites sem dormir. Ele colocar√° alegria em sua vida e finalmente voc√™ olhar√° para o futuro sem medo. Abra o seu coração para Jesus.

ORAÇÃO

Pai querido, obrigado porque h√° um lugar para todos Teus filhos em Teus braços de amor. Obrigado porque, embora cansados e feridos, podemos correr a Ti e achar descanso para nossas almas. Aceita-nos, ó Pai, e d√°-nos o beijo de Tua paz. Em nome de Jesus, amém.

Pr Walter Pacheco da Silveira

Comunicar erro

Coment√°rios