Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

Libertação - A Travessia do Mar Vermelho

Libertação - A Travessia do Mar Vermelho

Por Portal Sermões em 24/05/2024 às 15:33:57

Libertação - A travessia do mar vermelho destaca o agir de Deus em favor daqueles que acreditam no imposs√≠vel de todo o seu coração. √äxodo 14.13-31 e Onipotente Deus - Salmo 91.1

Pano de Fundo Histórico: O exército eg√≠pcio havia encurralado os israelitas entre os montes e o mar. O povo temia o pior, mas Moisés orienta o povo a não ter medo e lhes garante que o SENHOR lutar√° por eles. Vejamos alguns dos ENSINAMENTOS que se pode extrair desta história:


PRÉVIA

1. Onde sobra medo, falta fé.
2. Quem tem fé não fica parado
3. Fé não faz milagre


1¬ļ ENSINAMENTO: ONDE SOBRA MEDO, FALTA FÉ (vs 13-14)

Ter medo é natural e, em muitas situações, é até vantajoso, pois o medo evita muitos problemas. Por outro lado, ter medo demais não é bom, pois coloca a pessoa em situação de estresse permanente, resultando em diversos sintomas f√≠sicos, mentais e espirituais negativos.

A forma mais eficaz de se controlar o medo é confiar no SENHOR, pois Ele não falha. Onde sobra medo, falta fé. O povo tinha muito medo, mas Moisés tinha fé. E foi no exerc√≠cio da sua fé que Moisés deu esperança ao povo.

"Porém Moisés respondeu: —Não tenham medo. Fiquem firmes e voc√™s verão que o SENHOR vai salv√°-los hoje. Nunca mais voc√™s vão ver esses eg√≠pcios. Voc√™s não terão de fazer nada: o SENHOR lutar√° por voc√™s." (vs 13-14)

Num paralelo espiritual, podemos dizer que a nossa fé pessoal em Jesus tem a força de dar esperança aos oprimidos. Quem j√° foi liberto de um v√≠cio, por exemplo, pode dizer com muita convicção que é o SENHOR quem luta por nós, que nós, por nossas próprias forças, jamais deixar√≠amos aquele v√≠cio, aquela escravidão.

"No amor não h√° temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." – 1 João 4.18


2¬ļ ENSINAMENTO: QUEM TEM FÉ NÃO FICA PARADO (vs 15)

L√° estava o povo de Deus, paralisado de medo diante do poder de seus inimigos. Por outro lado, Deus sabia da fé de Moisés e lhe deu a ordem mais estranha que o mundo j√° ouviu: Não fique a√≠ parado, marche sobre o mar!

"O SENHOR disse a Moisés: — Por que voc√™ est√° me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche." (vs 15)

Mais uma vez Deus usa a fé de Moisés para dar andamento ao Seu plano de libertação do povo israelita.

É verdade que o medo nos paralisa, mas, felizmente, podemos dizer com muita tranquilidade que a fé nos põe em movimento. Vamos exercitar a nossa fé para nos movermos e também para mover aqueles que não tem fé suficiente para isso.

3¬ļ ENSINAMENTO: FÉ NÃO FAZ MILAGRE (vs 16-31)

H√° uma certa confusão entre fé e milagre. Muita gente tem "fé na fé" (não em Deus), pois acreditam que é a sua fé que faz o milagre acontecer. É quase uma idolatria da fé , uma "félatria" (fé+latria).

Porém, por maior que seja a nossa fé, devemos ter muito claro dentro de nós que a fé não faz milagre.
Quem faz o milagre é Deus, por meio da fé. A fé é tão-somente o meio pelo qual o poder de Deus chega até nós.

Pense numa caixa d"√°gua muito alta. Sem os canos, ela jamais prover√° √°gua para as torneiras da casa. Nesta comparação, o milagre é a √°gua (aquilo que nós precisamos), e a fé são os canos (o meio pelo qual a √°gua chega até nós). A fé NÃO FAZ milagre, ela TRAZ o milagre!

PONTO-CRUZ – O que é isso?
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2.8)


Foi Deus?

  • quem fez o vento soprar para o mar se abrir,
  • derrotou os eg√≠pcios,
  • colocou o Seu Anjo protegendo o povo de dia e de noite,
  • colocou uma coluna de fogo e uma nuvem fant√°stica para separar os israelitas dos eg√≠pcios,
  • fez Seu povo passar em seco pelo mar,
  • fez os eg√≠pcios se afogarem,
  • e deu esta fant√°stica vitória ao Seu povo.
O SENHOR luta por nós.

"Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os eg√≠pcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés." (vs 31)


CONCLUSÃO

Esta parte da história, a travessia do Mar Vermelho, nos traz grandes ensinamentos. Vimos que "Aonde sobra medo, falta fé" e "Quem tem fé não fica parado", mas vimos também que a fé NÃO FAZ o milagre; a fé TRAZ o milagre, quem faz milagres é Deus.

E quanto a voc√™, sua fé est√° colocada verdadeiramente em Deus?
Você ainda tem medo? Está parado, travado?

T√≠tulo: Libertação – A travessia do Mar Vermelho
Autor: Pr Ronaldo Alves Franco
Site do Pastor

Comunicar erro

Coment√°rios