Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

Moldados para servir a Deus

Moldados para servir a Deus

Por Portal Sermões em 22/05/2024 às 18:10:41

Efésios 2.10

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras" – NVI

Introdução

Eu trouxe um pequeno vĂ­deo para iniciar a Palavra hoje. Vamos assistir.

VocĂȘ viu o trabalho do oleiro, que é o artesão que trabalha fabricando vasos de barro.

Essa é uma das profissões mais antigas do mundo! Mas, quem não gosta de sujar as mãos (vocĂȘ viu?), não vai ser bom nesse trabalho, porque tem que pôr as mãos na massa.

E o interessante de se ver é como o artesão modela o barro. Ele tem algo em mente e vai dando forma ao barro, vai moldando a massa. Cada vaso tem um jeito, tem um formato, porque também tem uma serventia, tem uma utilidade, vai ser empregado para um fim em especial. Muito interessante.

E vocĂȘ jĂĄ parou para pensar que Deus formou cada criatura deste planeta com uma qualificação especial?

Os animais: alguns são de correr, outros de saltar, alguns são de cavar, outros de voar. Cada um tem um papel especial para cumprir, conforme foram moldados por Deus.

Isso também se dĂĄ com as pessoas. Cada um foi criado por Deus, moldado por Deus, com exclusividade para a realização de determinadas tarefas.

Os arquitetos antes de projetar um prédio, primeiro eles perguntam: "Para que propósito? Como serĂĄ usado?". Não é assim Ana Méri, Juliane (nossas arquitetas que Deus nos presenteou)? Primeiro se define a função, depois a forma.

Pois aconteceu conosco. Antes de Deus criar vocĂȘ, Ele decidiu que papel queria que vocĂȘ desempenhasse nesse planeta.

AĂ­, quando Ele te trouxe à existĂȘncia, no dia quando vocĂȘ nasceu dos seus pais, Ele deu à vocĂȘ a forma exata de como deseja que vocĂȘ O sirva. Escuta: VocĂȘ é da forma que é porque foi feito para um serviço especĂ­fico, designado por Deus.

A BĂ­blia diz: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras" (Fp 2.10 – NVI).

Nesse verso, a palavra "criação" também é traduzida por "feitura", isto é, um trabalho feito com as mãos.

Mas, interessante mesmo é a palavra no original bĂ­blico, que é o grego, e lĂĄ, a palavra usada para dizer "somos criação de Deus", é a palavra "poiema", que fala de uma arte, de obra manual. Da raĂ­z dessa palavra vem: poema, poeta, poesia.

VocĂȘ é uma obra de arte feita manualmente por Deus. Irmão, vocĂȘ não foi feito em uma linha de montagem, produzido em série! Isso é ficção. VocĂȘ é uma obra-prima exclusiva e feita sob medida pelas mãos de Deus! Pode comemorar, aplaudindo ao Senhor?

Lemos na BĂ­blia, de como Davi louvou a Deus por essa magnĂ­fica atenção dEle aos detalhes.

Olha como o salmista se expressou (Sl 139.13-15 – AM): "Ah, sim! Tu me moldaste por dentro e por fora; tu me formaste no Ăștero da minha mãe. Obrigado, grande Deus — é de ficar sem fôlego! Corpo e alma, sou maravilhosamente formado! Eu te louvo e te adoro — que criação! Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo. Sabes exatamente como fui feito: aos poucos; como fui esculpido: do nada até ser alguma coisa". Essa versão da BĂ­blia se chama "A Mensagem", que é a versão mais próxima da linguagem do dia-a-dia que existe em lĂ­ngua portuguesa.

O texto mostra que Deus não só moldou vocĂȘ antes do seu nascimento, como também planejou o processo da sua formação.

O salmista Davi continua: "Como um livro aberto, tu me viste crescer desde a concepção até o nascimento; todos os estĂĄgios da minha vida foram exibidos diante de ti; Os dias da minha vida, todos preparados antes mesmo de eu ter vivido o primeiro deles".

Isso significa que, nada que tenha acontecido em sua vida, é insignificante, porque Deus usa todos os recursos a fim de moldar a sua vida para que vocĂȘ sirva a Ele e às pessoas. Deus não desperdiça nenhuma coisa pra moldar vocĂȘ.

Irmão, a BĂ­blia diz que vocĂȘ é "especial e admirĂĄvel". VocĂȘ tem uma forma toda sua, especial, exclusiva, e essa forma é uma combinação de muitos fatores.

Vamos ver a FORMA que Deus lhe deu? Porque uma coisa é certa: Toda vez que Deus nos dĂĄ uma missão, Ele nos equipa com o que precisamos para realizĂĄ-la.

VocĂȘ foi moldado para servir a Deus e servir ao próximo. É uma verdade e outra verdade é essa: Deus também te equipa com o que é preciso para vocĂȘ cumprir com a missão da sua vida.

A combinação das capacidades e das experiĂȘncias que vocĂȘ tem, é a sua FORMA, isto é, o seu jeito para servir a Deus e às pessoas.

Deus te dĂĄ uma FORMA para o serviço. Portanto, vocĂȘ vai servir de um modo exclusivo, diferente de qualquer outro, porque é a sua forma, o seu jeito de servir.

Como é essa FORMA? É uma combinação de muitos fatores.

Para facilitar o entendimento, um pastor norte-americano criou este acróstico.

Vou usĂĄ-lo para darmos uma olhada nestes cinco fatores. Vamos olhar para o primeiro hoje e os outros na próxima vez.

Veja o que a BĂ­blia ensina sobre a sua Formação Espiritual em Rm 12.4-8.

De acordo com a Palavra, Deus, dĂĄ a todo crente dons espirituais para serem usados no serviço, no ministério.

Quem não é crente ainda, não tem dons espirituais. A BĂ­blia diz (1Co 2.14): "quem não tem o EspĂ­rito de Deus não pode receber os dons que vĂȘm do EspĂ­rito e, de fato, nem mesmo pode entendĂȘ-los" (NTLH).

E não é nem o crente que escolhe os dons que gostaria de ter; é Deus quem decide que dom cada pessoa deve receber (1Co 12.11 – NTLH).

Deus gosta de variedades e ainda quer que cada um de nós sejamos especiais. Então, nenhum crente recebe todos os dons.

Se vocĂȘ possuĂ­sse todos os dons, não iria precisar de ninguém na sua vida. Mas, não é esse o propósito de Deus. Ele nos ensina a amar e a depender uns dos outros.

Ninguém pode viver sozinho. Sozinho, ninguém nasce, ninguém se cria e nem dĂĄ cria.

Veja esse verso da BĂ­blia (1Co 12.7 – KJA): "A cada um, contudo, é concedida a manifestação do EspĂ­rito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados".

Os dons espirituais que vocĂȘ recebeu não foram dados para seu benefĂ­cio próprio, mas para o benefĂ­cio dos outros.

Da mesma forma, os dons que os outros crentes receberam, não é para o benefĂ­cio próprio deles, é para beneficiar vocĂȘ, é para favorecer vocĂȘ. Deus planejou assim, para que precisĂĄssemos uns dos outros.

Portanto, quando usamos nossos dons, todos são beneficiados.

Se os seus irmãos na fé, membros aqui de nossa Comunidade, não usarem os dons que receberam de Deus, vocĂȘ é passado para trĂĄs.

E se vocĂȘ não usar os dons que recebeu de Deus, nós é que seremos passados para trĂĄs.

Por isso que o apóstolo Paulo fala: "Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocĂȘs sejam ignorantes" (1Co 12.1 – NVI). Cada um precisa identificar e desenvolver os dons que Deus deu.

A BĂ­blia diz (1Co 12.5 – NVI) que hĂĄ diferentes tipos de serviço na igreja. E um fator através do qual Deus molda vocĂȘ para o serviço, são os dons espirituais que vocĂȘ recebeu dEle.

VocĂȘ jĂĄ parou para identificar os seus dons espirituais? De nada serve um dom não identificado.

Talvez, nessa hora, vocĂȘ pergunte: E como faço para saber quais são os dons espirituais que Deus me deu para servir à Ele e ao próximo?

Tem uma pergunta bastante simples que ajuda. A pergunta é: O que vocĂȘ gosta imensamente de fazer que poderia ser utilizado para servir a Deus e às pessoas?

Que tal vocĂȘ se ocupar com esta questão durante a semana?

Uma irmãzinha muito preciosa, ouviu a Palavra de Domingo passado que foi sobre aceitando a missão da nossa vida, que é servir. AĂ­, durante a semana, me procurou e disse: "Eu queria fazer uma coisa para ajudar na obra, mas não sei o que".

Pois aqui estĂĄ a dica: pergunte a si mesma(o): O que vocĂȘ gosta imensamente de fazer que poderia ser utilizado para servir a Deus e às pessoas?

Chegue a uma conclusão sobre o que vocĂȘ gosta de fazer.

O passo seguinte é: Comece a fazer isso para a glória de Deus, porque vocĂȘ foi moldado para servir!

EstĂĄ escrito: "Deus deu a cada um de vocĂȘs algumas capacidades especiais; estejam certos de que as estão utilizando" (1Pe 4.10 – NBV).

Conclusão

Nós precisamos desesperadamente de vocĂȘ. Se vocĂȘ não usar os dons que recebeu de Deus, todos desta Comunidade seremos passados pra trĂĄs.

E vocĂȘ serĂĄ responsabilizado.

Esteja seguro de estar utilizando os seus dons.

Ministração

Houve um momento que o pastor falou que quem não é crente, não tem dom de Deus. Isso me preocupou...

Pois, entregue sua vida para Deus dirigir e abençoar. Então vocĂȘ se tornarĂĄ filho dEle e receberĂĄ dons.

O dom principal que vocĂȘ receberĂĄ serĂĄ o próprio EspĂ­rito Santo, a presença de Deus, na sua vida.

Pr Walter Pacheco da Silveira

Comunicar erro

ComentĂĄrios