Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

Luta espiritual como saber e como vencer

Luta espiritual como saber e como vencer

Por Portal Sermões em 22/05/2024 às 18:04:54


EFÉSIOS 6.10

Como você pode saber que está sofrendo um ataque espiritual, que está numa batalha espiritual? Como saber e como vencer?

Alguém diz: "É, eu tô passando por uns negócio e não sei se é coisa natural ou se é espiritual". Quero falar sobre isso.

Que existe uma batalha espiritual, o texto deixa claro. Aqui manda que a gente coloque uma armadura. Armadura serve pra qu√™? Ir à praia? Tomar um sorvete l√° perto da praça?

Armadura é um equipamento de guerra, uma roupa especial que tem os seus acessórios. Portanto, a necessidade desta armadura é que existe uma batalha espiritual sendo travada contra a sua vida e a minha vida.

O problema é que não sabendo desta batalha, tem gente lutando da maneira errada. Acha que a luta é contra o patrão, a esposa, o marido, alguém no trabalho. Mas, Deus est√° dizendo: (v.12):

"...nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" (NVI). A batalha é espiritual.

Agora, nós estamos acostumados com guerra na terra. A gente v√™, por exemplo, o exército ou a própria pol√≠cia com munição pesada. Os soldados entram no morro, é com fuzil, caverão, metralhadora. A luta é na terra, então as armas usadas são terrenas.

Mas, a B√≠blia fala de uma batalha no mundo espiritual. A√≠, é com fuzil pra dar tiro nos demônios? É com g√°s lacrimog√™nio? Não. Batalha espiritual, requer armas espirituais.

Antes de avançar, tem um ponto importante: como é que voc√™ identifica que est√° passando por uma batalha espiritual?

Existem alguns sinais que são comuns de acontecer. Vou falar dos mais b√°sicos.

N√ļmero um:

1- DES√āNIMO OU FRIEZA COM AS COISAS DE DEUS.

Estar sem vontade de vir para a igreja e se sentir frio espiritualmente, isto é um sinal de que voc√™ est√° havendo batalha espiritual.

Quando o crente não tem mais o desejo de estar onde Deus est√°, tem uma batalha acontecendo contra a vida dele.

Por que? Porque o diabo sabe que onde a igreja est√° reunida, voc√™ é fortalecido, voc√™ recebe uma palavra de b√™nção, voc√™ renova sua fé.

A√≠, o que o diabo faz? Vai tentar te esfriar pra voc√™ não estar no culto e não ser abençoado. E o diabo consegue, quando voc√™ diz: "Tô sem nenhuma vontade de ir pra igreja".

Sabe o que você deve fazer nessas horas?

O dia que voc√™ não estiver com vontade de vir para o culto da igreja, venha sem vontade! "Ah! Não tô com vontade!" Vem assim mesmo! "Mas, não é pecado, não"? Não é não!

No culto tem louvor, tem oração, tem a Palavra, e mesmo que fale: "Não tô tintindo, nada!", voc√™ vai ser abençoado pela presença de Deus!

Então, aprenda isso: frieza e desânimo de estar no culto da igreja, é um sinal de que voc√™ est√° havendo batalha espiritual.

Porque, o certo, olha o que o salmista fala no Sl 122.1: "Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" (NVI). Vir para o prédio da igreja prestar culto a Deus, é uma alegria.

Domingo é dia de dizer: "Opa, hoje tem culto! O carro t√° na reserva, mas eu vou! A bike t√° de pneu baixo, mas eu vou. Tô a pé, mas eu vou. T√° chuvoso, mas eu vou". Amém?

Enferma, uma senhora foi ao médico, que depois de examin√°-la, passou a receita e orientou: "A senhora precisa de repouso absoluto. Não saia de casa por tr√™s meses". E a senhora logo protestou: - Mas, doutor, acontece que eu sou crente. E a igreja?" O médico respondeu: "Ora, a igreja pode passar muito bem sem a senhora". E ela fechou o assunto, dizendo: "Eu sei, mas sou eu que não passo bem sem a minha igreja".

Quando voc√™ estiver desanimado para o culto, fala: "Deus, não me deixe ficar desanimado com respeito a Tua igreja".

O salmista diz no Sl 42: "Como a corça anseia por √°guas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo".

Voc√™ tem que ter prazer em estar aqui, meu irmão. Se não tem prazer, se não tem essa vontade, peça pra Deus: "Senhor, me renova. Eu quero sentir paixão pela Sua presença; eu quero estar no culto"; porque frieza e desânimo é um dos maiores perigos que enfrentamos na vida espiritual.

Durante a semana devemos sentir saudade de estar aqui. Agora, se voc√™ fica duas semanas sem vir ao culto da igreja, tr√™s semanas, quatro, e fica se sentindo bem, isso é um perigo!

Eu quero liberar uma palavra de b√™nção sobre a sua vida: voc√™ est√° no culto hoje, e vai sair animado, renovado, em nome de Jesus!

O segundo sinal de que est√° passando por batalha espiritual, é:

2- EXAUSTÃO F√ćSICA E EMOCIONAL.

Quer ver um sinal de batalha espiritual? Voc√™ dorme a noite inteira e acorda cansado. De manhã, j√° abre o olho e a boca junto, pra dizer: "Tô sentindo uma canseira".

O diabo não tem poder pra te destruir, então o que ele faz? Ele te cansa, mina as suas forças.

Sabe aquela pessoa que est√° com o semblante sempre cansado? Voc√™ diz pra ela: "Graça e paz, irmão!" E ela só responde "paz". "T√° cansado, irmão? Cansado de fazer o qu√™?" "Nada. Tô cansado de não fazer nada". Cuidado com isso!

Se voc√™ est√° sentindo cansaço f√≠sico e emocional, a solução é refrigério, é renovação em Deus.

Olha o que a B√≠blia diz em 2Co 4.16: "Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo v√° se gastando, o nosso esp√≠rito vai se renovando dia a dia". Renovação espiritual.

Um dos sinais que voc√™ est√° bem espiritualmente é o ânimo! Precisamos estar animados pra vencer na vida. Se a pessoa acorda todo dia cansada, vai trabalhar cansada, volta a casa cansada, não vai vencer desse jeito. Temos que ter ânimo. E pra isso, presença de Deus. A presença do Senhor nos renova, nos refrigera.

Elias foi um profeta de Deus no passado. A B√≠blia conta que Elias venceu 450 profetas de Baal e que entrou numa exaustão f√≠sica e emocional que foi se deitar embaixo de uma √°rvore e só dormia.

Sabe o que Deus fez? Mandou um anjo acordar Elias, dar comida pra ele, dar √°gua pra ele, e falar pra ele (1Rs 19.7 – ACF): "Elias, levanta porque te ser√° muito longo o caminho".

Sabe qual foi a primeira palavra que Deus disse pra Josué depois que Moisés morreu? Que ele seria incumbido de levar o povo para Canaã, a terra prometida. E Deus disse (Js 1.6 – ACF): "tende bom ânimo". Fala pra pessoa do seu lado que t√° quase dormindo. Fala: "ânimo, irmão!"

O salmista diz no Salmo 3: "O Senhor é aquele que levanta a minha cabeça". T√° andando de cabeça baixa? Olha a√≠, é Deus quem nos faz andar de cabeça erguida, porque temos que estar animados.

Agora, por que o inimigo atinge a nossa vida física e emocional?

Porque nos atingindo f√≠sica e emocionalmente, ele vai nos atingir espiritualmente também.

Se voc√™ t√° cansado e emocionalmente abatido, voc√™ não ora, não l√™ a B√≠blia, não tem vontade de vir para o culto. Irmão, isso é péssimo sinal. Est√° havendo uma batalha contra voc√™. Lute contra isso!

Quando eu sei que estou passando por uma batalha? O terceiro sinal é:

3- ATAQUE GENERALIZADO.

Quando est√° havendo um ataque geral nas √°reas da nossa vida, é sinal de batalha.

Na vida financeira, t√° uma luta; na fam√≠lia, uma luta; no trabalho, uma luta. Com o carro? Problema. Com a sa√ļde? Problema. Com as pessoas em casa? Problema. Com o patrão? Problema. Com os amigos? Problema... problema, problema, problema.

Quando o diabo est√° te atacando em v√°rias √°reas da vida, isso é sinal de que tem uma batalha espiritual acontecendo contra voc√™. Não pensa que isso é normal!

Agora, por que é que o diabo tenta nos atingir em v√°rias √°reas? Ele não tem interesse no seu trabalho. Ele não se interessa pela sua casa, pelo seu carro.

As coisas não t√™m nenhum valor pro diabo. Tem, gente que quando o pneu do carro fura, diz que foi o diabo; achando que o diabo t√° interessado no carro dele. Irmão, o diabo não dirige carro, não!

Então, por que ele ataca a nossa vida em tantas √°reas? Primeiro, ele sabe que elas são importantes pra nós. Então, nos ataca. Segundo, é que nos atacando nessas coisas, ficamos distra√≠dos do principal, que é Deus.

Ele mexe na vida financeira e voc√™ fica lutando pra se arrumar. O carro d√° problema, voc√™ se ocupa em trabalhar mais pra trocar de carro. E assim, voc√™ vai tirando o foco do principal, que é buscar a Deus.

Voc√™ conhece crente que vive na batalha? Toda vez que voc√™ pergunta: "E a√≠, irmão?" Ele diz: "Tô na luta". Noutro dia: "E a√≠, irmão, como est√° hoje?" "Tô na peleja".

Olha, a criatividade dos crentes pra falar de luta, é incr√≠vel: "Tô na prova, tô no vale, tô na moenda". Conheci uma irmãzinha em Ribeirão Preto-SP, que falava: "tem um céu de bronze sobre a minha cabeça". É dif√≠cil encontrar alguém que fala: "tô na b√™nça, tô andando em vitória"!

É só luta, só prova, só pobrema. Não tem uma pausa e, no normal, tem muitas lutas, mas tem as pausas de vez em quando.

Mas, quando é luta direto, todo dia correndo atr√°s de dinheiro, correndo atr√°s de carro e pra arrumar num sei mais o qu√™, é batalha. É o diabo te cansando. Nessa hora ele diz: "Beleza, ele est√° tão ocupado que vai perdendo o principal, que é buscar a Deus o reino de Deus e a sua justiça". Voc√™ sabe o que a B√≠blia diz (Mt 6.33)! Cuidado!

Quer saber se você está passando por uma batalha espiritual?

?

O quarto sinal é:

4- VIDA DE ORAÇÃO FRACA.

Jesus falou em Mt 26.41: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação". Os crentes hoje, não são de orar. Voc√™ ora?

E tem que conferir, porque tem a "oração da caminhada" e a oração "cata chinelo". Acredite, existe! Oração da caminhada é aquela de manhã cedo, feita no caminho da cama até o banheiro: "Senhor, obrigado por este dia e me abençoa; cobre a minha vida com o Teu poder, Senhor". E tem a oração "cata chinelo". Enquanto procura o chinelo debaixo da cama: "Senhor da glória, me abençoa, ó Deus me ajuda. Oh! Louvado seja Deus. Aleluia!" Achou o chinelo, acabou a oração.

Tem gente que diz: "Ah! Eu não tenho esse dom de orar, não". Irmão, oração não é dom! Oração é disciplina.

E tem o crente "ceis ora", esse voc√™ conhece. Ele mesmo não ora, mas vive pedindo: "ceis ora por mim".

Com a leitura da B√≠blia é a mesma coisa. Poucos são os crentes hoje em dia, que l√™em a Palavra de Deus, apesar dela estar no celular!

Existe até quem l√™ a B√≠blia pra dormir, pode um negócio desse? "Irmão, eu não conseguia dormir. Sabe o que eu faço agora? Pego a B√≠blia pra ler, leio dois vers√≠culos e caio no sono".

O fato é o seguinte: quem quiser orar e ler a Palavra de Deus, vai aparecer um monte de coisas pra fazer na hora. Pois, saiba que vida de oração fraca, é sinal de batalha!

O quinto sinal é o seguinte:

5- BECO SEM SA√ćDA.

A pessoa se sente cercada, sem sa√≠da, não v√™ uma porta. J√° sentiu assim na vida financeira, no trabalho, no relacionamento em casa?

E, preste atenção, quando isto acontece, não é pra voc√™ sair atingindo as pessoas, falando alto e chamando disso e daquilo; porque a batalha é espiritual, não tem nada a ver com as pessoas. Então, voc√™ tem que usar os recursos espirituais: a oração, o jejum.

Sabe uma coisa que a B√≠blia diz? Est√° no livro dos Provérbios: "O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer" (Pv 21.1 – NVI).

O que a B√≠blia est√° dizendo? Que o coração das pessoas est√° na mão de Deus, que Deus muda a hora que Ele quer, pra direção que Ele quer.

E, irmão: Deus tem poder pra fazer até quem não gosta de voc√™, passar a gostar de voc√™! Então, quando estiver num beco sem sa√≠da, sem ver solução pro seu caso, não é falta de consideração das pessoas, é batalha espiritual!

Quando é que eu sei que estou passando por uma batalha espiritual?

6- VOLTA DOS DESEJOS PECAMINOSOS.

Este é o sexto sinal: quando desejos carnais antigos, começam a voltar pra nossa vida.

Voc√™ entregou sua vida pra Jesus, então voc√™ se tornou disc√≠pulo de Jesus. E Jesus falou: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lc 9.23 – NVI).

Isso significa que voc√™ abriu mão daquilo que fazia antes. Antes, voc√™ mesmo dirigia a sua vida e seguia o curso da sua vontade. Mas agora, Jesus é o seu Senhor.

Voc√™ entregou sua vida para Jesus Voc√™ se dispôs a negar-se a si mesmo e carregar a cruz diariamente e seguir o seu Senhor. Aquilo que voc√™ fazia antes, voc√™ não faz mais.

Então, agora voc√™ é um disc√≠pulo de Jesus, e se os desejos carnais que pertenciam à sua antiga maneira de viver, começam a te caçar dentro da igreja, isso é sinal de batalha espiritual.

Os crentes que se desviam, desviam por não reconhecerem essa batalha. Voltam pra a vida pecaminosa, mas, sabe, o Esp√≠rito Santo fica falando pra eles: "Esse lugar que voc√™ t√°, não é seu. Eu j√° te tirei da√≠!"

Est√° escrito: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8.36 – NVI). Portanto, toda droga não é sua mais, balada não é pra voc√™ mais, prostituir não é pra voc√™ mais, bebida alcólica não é pra voc√™ mais.

Por que? Porque Jesus te tirou dessa lama e escreveu o seu nome no livro da vida! Voc√™ é de Jesus!

E veja o alerta que Jesus faz em Mt 12.43.

Quando uma pessoa é liberta de um esp√≠rito imundo, esse esp√≠rito vai para o deserto buscar descanso e não acha, então ele diz: "Vou voltar para o homem de quem sa√≠". E voltando acha a casa vazia, limpa e arrumada.

E o que ele faz? Não entra sozinho, mas chama outros sete esp√≠ritos piores do que ele e ficam morando l√°, transformando a situação da pessoa pior do que era antes.

Quando uma pessoa vem para Jesus, ela é liberta e vira uma benção, mas se ela voltar pro mundo, fica pior do que era antes. Foi o que Jesus falou.

Voc√™ não pode voltar pro lugar de onde Jesus te tirou, porque l√°, o negócio fica feio pro seu lado. Diga pra pessoa a√≠: "fica quietinho na igreja".

Irmão, voc√™ conheceu a verdade, Jesus te libertou, a luz de Deus brilhou na sua vida, o que voc√™ não enxergava, agora voc√™ enxerga. Voc√™ é de Jesus para sempre. Sempre! Faz um barulho de comemoração a√≠!

?

Quando é que eu estou passando por batalha espiritual? Sétimo e √ļltimo sinal:

7- AFASTAMENTO DOS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS.

Quando voc√™ começa a se afastar de relacionamentos saud√°veis, a sair de perto das pessoas que são b√™nção na sua vida, isto é um sinal de batalha espiritual.

No livro do profeta Isa√≠as (41.6) est√° escrito: "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te" (ACF). H√° encorajamento!

Mas o diabo é mestre em afastamento. Por exemplo: o diabo cria situações para que os filhos adolescentes e jovens, não gostem dos seus pais.

Mas, quem são as pessoas que mais desejam ver um filho abençoado? São os pais. Pois o diabo tenta jogar os pais contra os filhos.

Aqui na igreja, voc√™ tem pessoas que querem o seu crescimento na fé. O pastor quer, o l√≠der do louvor quer, o irmãozinho que trabalha na recepção quer, o l√≠der de PGM quer, cada membro da igreja quer, mas o diabo tenta te afastar dessas pessoas.

E qual é a estratégia do diabo pra tirar voc√™ de perto de gente que é b√™nção na sua vida? Ele coloca um traste no seu caminho. É ou não é?

Tem gente que voc√™ percebe: "Fulano é o diabo". Num fala pra pessoa, mas voc√™ sabe que ela t√° ali como mensageira de satan√°s.

Deixa eu liberar uma palavra profética sobre a sua vida: Deus vai tirar quem não presta do seu caminho e vai colocar gente boa, gente que vai ser benção na sua vida!

Quem est√° solteiro, receba essa: Deus vai te dar um casamento abençoado. Voc√™ vai casar bem, casar com uma pessoa abençoada, não vai ser com traste, não! Aleluia!

E como vencer na batalha espiritual? Tr√™s coisas, a receita é simples.

Primeiro: busque fortalecimento em Deus. A B√≠blia diz (Ef 610): "fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder".

Voc√™ est√° fraco? Busque força em Deus. Pede pra Deus: "Senhor, me fortalece. Eu quero ser um crente forte, cheio do Esp√≠rito Santo".

E depois de orar, se mova em fé, declarando: "Eu não vou perder essa batalha. Maior que o mundo é Deus e o Senhor est√° comigo!".

Segundo: mantenha sua confiança em Deus. Sabe de onde vir√° o seu socorro? Não vem dos homens.

A B√≠blia conta que o rei Davi contratou amigos que pudessem ajud√°-lo numa batalha que ele teve. Os amigos disseram: "Quando voc√™ estiver cercado, nós vamos sair de tr√°s dos montes pra te ajudar. Pegaremos o inimigo de surpresa". Davi ficou animado. Mas, o que aconteceu? Na hora, os amigos que iriam ajudar, não puderam ir.

Foi a√≠ que Davi escreveu o Salmo 121 (ARA), que diz: "Elevo os olhos para os montes: de onde vir√° o socorro?" A√≠, ele lembrou: "O meu socorro não vem de tr√°s dos montes; o meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra".

Irmão, o teu socorro vem do Senhor. Sua vitória vem do Senhor, sua promoção vem do Senhor, seu milagre vem do Senhor!

Terceiro: valorize o poder da oração da igreja. A batalha é vencida com oração. Acredite no poder da oração da igreja!

A B√≠blia diz que Deus d√° ordem aos anjos. Quando oramos, Deus manda aos anjos: "Vai l√° e d√° vitória. Vai l√° e entrega a b√™nção. Vai l√°!"

Conclusão

Tem gente enfrentando batalha espiritual, que Deus vai abençoar hoje.

Pr Walter Pacheco da Silveira

Comunicar erro

Coment√°rios