Link112
Banner 728x90-Biblia comentada

A Excelência da Palavra de Deus

A Excelência daa Palavra de Deus

Por Portal Sermões em 22/05/2024 às 10:04:54

O voc√°bulo "excel√™ncia" expressa algo que é superior; que a tudo supera. A palavra de Deus sempre se encontra acima de todas e demais palavras que possam ser proferidas. A razão é óbvia, quem pode proferir palavras com a sabedoria e a autoridade daquele que criou o universo e tudo o que nele se encontra? A B√≠blia é a Palavra de Deus dirigida aos homens. Sempre ela é uma palavra conclusiva em tudo que ela diz. Nós não podemos decidir se vamos aceit√°-la ou não. Ela é sempre soberana. Ela não é "como a flor da erva; seca-se a erva; e cai a sua for; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente". (I Pedro 1.24,25). Toda a palavra que procede de Deus é imut√°vel, enquanto a que tem origem no homem é ef√™mera e prec√°ria. Essa é uma das fortes razões para que a igreja, serva de Deus para servir ao mundo, deve conhecer e viver sob a instrução da sua Palavra.

Ao decidir criar o homem e a mulher, Deus anunciou o fato com a sua própria voz: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança". Tudo teve origem pela palavra que Deus pronunciou. Após criar esse primeiro homem, o Criador "os abençoou e lhes disse?" (G√™nesis 1.26), Isso atesta que havia uma comunicação entre Deus e o ser que ele formou do pó da terra. Deus nunca deixou de se dirigir a quem ele ama. Ele é o Pai afetuoso que anseia se achegar aos membros da sua fam√≠lia.

A palavra de Deus um dia se fez carne. O livro de Hebreus, assim, revela: "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes √ļltimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo" (Hebreus 1.1,2). E o evangelho de João nos ensina que: "No princ√≠pio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" – "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade" (João 1.1,14).
Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus por excel√™ncia: "Pois o enviado de Deus fala as palavras dele" (João 3.34). Jesus é a Palavra do amor divino que vem a nós, mesmo quando ela profere um julgamento.

Na B√≠blia encontramos de G√™nesis ao Apocalipse, muitos testemunhos sobre a pessoa e a obra de Jesus. Essas declarações são os pontos mais altos de toda a palavra que procede de Deus, pois, visa que o homem conheça o seu propósito eterno: o de trazer para si todos que estão distantes dele. No Antigo Testamento, desde Abel até os profetas, encontramos homens e mulheres que morrem na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe" (Hebreus 11.13). Esses creram e compreenderam que elas se realizariam com a vinda do Filho de Deus ao mundo – "Porque quantas são as promessas de Deus, tantas t√™m nele [em Jesus] o sim." (II Cor√≠ntios 1.20).

O imut√°vel pedido de Jesus a todos os seus disc√≠pulos, é: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos ser√° feito" (João 15.7). Essa é uma das muitas razões pela qual nós, individualmente, e a igreja em geral, precisa amar, conhecer e viver a palavra divina. Assim como Jesus precisou abrir a mente dos disc√≠pulos em Ema√ļs, para que eles entendessem as Escrituras (Lucas 24.27); ele precisou fazer o mesmo com os demais disc√≠pulos que estavam reunidos quando lhes apareceu após a ressurreição (Lucas 24.40).

Hoje ele quer abrir as nossas mentes para que possamos "ouvir" e "crer" mais profundamente em toda a sua palavra. Para que isso ocorra, o estudo, a leitura, o ouvir da Palavra, requerem, de nossa parte, uma atitude de oração. Somente assim, o Esp√≠rito Santo revelar√° a quem ora, toda a riqueza que os textos b√≠blicos cont√™m. "O próprio Esp√≠rito testifica com o nosso esp√≠rito que somos filhos de Deus" (Romanos 8.16). Nunca o Esp√≠rito Santo deixa de revelar a verdade eterna aos que estão atentos para ouvi-lo.

O PROPÓSITO DE PALAVRA DE DEUS

II Timóteo 3.15-17 nos informa sobre um conselho que Paulo enviou ao seu disc√≠pulo Timóteo, dizendo-lhe que: "as sagradas letras,que podem tornar-te s√°bio para a salvação pela fé em Cristo Jesus", e que, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e √ļtil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra". E Pedro em sua carta diz:: "Visto como, pelo seu divino poder, nos t√™m sido dadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos t√™m sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que h√° no mundo" (II Pedro 1.3,4).

A PALAVRA DE DEUS É:

VIDA – I João 6.63 – "O esp√≠rito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são esp√≠rito e são vida".
PRODUZ FÉ – Hebreus 11.3 – "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o vis√≠vel veio a existir das coisas que não aparecem".
ELA LIMPA – João 15.3 – "Vós j√° estais limpos pela palavra que vos tenho falado".
ELA É LUZ – II Pedro 1.19 – "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atend√™-la, como uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração".
TRÁS ENTENDIMENTO – Salmo 119.105 – "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos".
PRODUZ SEGURANÇA – Mateus 7.24,25 – "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica ser√° comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha".
REGENERA – I Pedro 1.23 – "pois fostes regenerados não de semente corrupt√≠vel, mas da incorrupt√≠vel, mediante a palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre".


alt

A Palavra é eterna – "a palavra do Senhor, porém, permanece para sempre" (I Pedro 1.25). A B√≠blia deve ser o nosso alimento espiritual di√°rio. Se nós desejamos ser fortes e vigorosos na fé que professamos, precisamos conhec√™-la. Para que possamos tomar decisões corretas, devemos l√™-la constantemente. E quando faltar graça para assimil√°-la, nela devemos meditar e orar. Necessitamos dela para que o nosso viver di√°rio seja santo e produtivo, bem como, para darmos testemunho da nossa fé aos outros. Se alguém não possui o necess√°rio entendimento do que ela ensina a própria Escritura diz: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos d√° liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-√° concedida" (Tiago 1.5). Não esqueçamos que a Palavra é: (a) O leite que nutre e, para isso: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genu√≠no leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação" (I Pedro 2.2); (b) √°gua que limpa – "tendo-a purificado por meio da lavagem e da √°gua pela palavra" (Efésios 5.26); (c) espada para as lutas – "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Esp√≠rito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6.17); (d) mel que deleita – "os ju√≠zos do Senhor são verdadeiros e igualmente justos,? são mais doces do que o mel e o destilar dos favos" (Salmo 19.10); (e) fogo e martelo – "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmi√ļça a penha?" (Jeremias 23.29); e, finalmente, "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e d√° sabedoria aos s√≠mplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os os olhos" (Salmo 19.7,8). Amém.

Escrito por: Erasmo Ungaretti – Janeiro de 1976

Pastor na comunidade de discípulos em Porto Alegre.

O texto acima expressa a visão do autor sobre o assunto, não sendo necessariamente a visão do site.

A Palavra de Deus é absoluta em sua vida? Medite que lugar a palavra tem ocupado em sua rotina di√°ria. Comece hoje um plano de leitura, aumente sua comunhão com a palavra.

Fonte: Pregacaocrista

Comunicar erro

Coment√°rios